terça-feira, janeiro 16, 2007

Europa (A) de Leste ou "o eu" e "o outro" (9): ainda na Bulgária (IV)

11.
12.
13.
14.












15.




Doutoramento h.c. de Luise Druke pela University of Shumen
(2003)
Legenda:
11./12./13. Vários momentos do uso da palavra pela doutoranda, em 2 deles tendo a seu lado a intérprete.
14. Aplausos no final da intervenção da doutoranda.
15. Termo da cerimónia.
Comentário: Pelas imagens que já vimos de duas U's búlgaras - e por outras que eu já vi mas que ainda não coloquei no blog -, o País em causa parece configurar-se, em matéria de trajes universitários, uma 'ilha' de moderação, equilíbrio e relativo bom-gosto no quadro da Europa de Leste. Os participantes da cerimónia aqui documentada usam uma toga em azul-noite, de que não são perceptíveis grandes minúcias; mas diversos podem ser os complementos:
a) A doutoranda usa sobre os ombros um escapulário azul-celeste e, no decurso da cerimónia, recebe uma medalha pendente de fita da mesma cor, as suas mangas não ostentam canhão.
b) A Vice-Reitora e demais lentes portam o que chamarei um «capelo poligonal», com os lados do polígono encurvados para o interior. São também portadores de uma medalha de metal branco, pendente de uma cadeia de 'pedras preciosas'; a medalha e a cadeia da Vice-Reitora parecem de dimensão ligeiramente superior; também as togas deste grupo se apresentam desprovidas de canhão de mangas.
c) A toga do Reitor não tem o complemento de escapulário ou capelo; fecha com uma gola-azul celeste, prolongada num debrum frontal central, na mesma cor; azuis-celestes são ainda os galões dos ombros e os canhões das mangas; sobre o conjunto, um longa cadeia de 'pedras preciosas', rematando, quer anterior, quer posteriormente, numa medalha (de menores dimensões a das costas).
d) A toga do mestre de cerimónias parece provida de uma gola azul celeste, prolongada em debrum frontal central na mesma cor, que está patente, ainda e também, nos canhões das mangas; o conjunto é bem distinto quer dos capelos dos lentes quer do escapulário da doutoranda.
e) Não está documentado o uso de qualquer chapéu / barrete / gorra.
f) Não parece haver na sala outras togas e insígnias que não as das individualidades presentes na mesa.
Apreciação final: Visual equilibrado, não objecto de especial 'estranheza' para olhos europeus ocidentais.
Armando Luís de Carvalho HOMEM

relojes web gratis