sábado, janeiro 06, 2007

Honras dos arminhos, glórias da púrpura (12)
A compreensão e aprofundamento dos estudos dos uniformes e insígnias das universidades ocidentais pode ser enriquecido através do cotejo com os ainda mal conhecidos guarda-roupas judiciário e eclesiástico.
Na fotografia, tirada em Roma, Dezembro de 1929: Cardeal Eugénio Pacelli (1876-1958), entronizado Papa Pio XII em 1939, aqui com calção, cáligas de seda (meias), sapatos de fivela, volta branca e cabeção, batina talar, roquete de rendados, capa magna e murça de arminhos. Nas mãos são bem visíveis as insígnias: o anel e o barrete escarlate, de quartos, com dorsais, mas sem borla alguma na copa.
A sotaina de púrpura foi honorificamente concedida aos cardeais pelo Papa Bonifácio VIII em 1294. Esta véstia podia ser usada com capelo de veludo Veneza e arminhos no acto de investidura dos novos cardeais romanos, procedendo o Papa à colocação do galero de cordões e borlas na cabeça dos neófitos.
O visual descrito proliferou em pinturas dos séculos XIV e XV, refluindo no Renascimento. O galero como que passou de moda no Renascimento, progressivamente convertido em motivo heráldico dos cardeais, os quais deram mostras de preferir o barrete escarlate que lhes fora concedido em 1245 pelo Papa Inocêncio IV.
AMNunes

relojes web gratis