Imagens da Canção de Coimbra (8)
Que imagens e representações se urdem mais habitualmente sobre a CC? Diversidade de valores e coexistência de múltiplas células identitárias? De que forma a "dogmática definitória" impõe uma imagem monocultural sobre o todo e o múltiplo? Como lidar com uma CC que tendo sido Serenata de Cortejamento/Manifestação Cultural de Rua, também foi desde cedo prática de palco, convívio de assembleia e salão, entretenimento de idosos, celebração de cursos em despedida, espontâneo convívio em tascas e tabernas, cobiçado complemento de digressões artísticas de organismos académicos, descontraído e gastronómico encontro de amigos, longo ensaio de tira-teimas, momento de homenagem a importantes figuras, abertura de programas festivos, momento alto das récitas de despedida de cursos?
Folheto com a letra da "Última Ballada" cantada e acompanhada à guitarra pelo cantor-guitarrista Manuel dos Santos Melo da Cruz, no palco do Teatro Académico, num interlúdio da representação da Récita de Despedida dos Quintanistas de Direito de 08 de Maio de 1886.
AMNunes
AMNunes
<< Home