sábado, fevereiro 24, 2007


Indumentária estudantil (XVI)
Conforme temos procurado demonstrar em diversos trabalhos de pesquisa, há muitos elementos da cultura tradicional popular ibérica que são comuns aos costumes académicos.
A colher de pau (cuchara) dos sopistas de Salamanca e de Coimbra era na Idade Média um símbolo identificativo de estudantes goliardos, monges mendicantes e pedintes. Pregada no chapéu, saco ou cesto, identificava a condição económica do respetivo portador, servindo nas estalagens e portarias dos mosteiros para ingerir caldos e sopas distribuídos aos pobres.
Grande plano da figura do "Viajante" ou "O Caminho da Vida" (ca. 1500-1502), de Hieronymus Bosch, óleo sobre madeira, existente no El Escurial/Monasterio de San Lourenzo. Do mesmo autor e praticamente idêntico, veja-se "O Filho Pródigo" ou "Viajante", existente em Roterdão, Museum Boymans-van Beuningen. Complementarmente reveste interesse visualizar uma das figuras masculinas com chapéu verde e colher no quadro de Pieter Bruegel-o-Velho, "Casamento de Camponeses" (ca. 1565), Kunsthistorisches Museum, Viena.
AMNunes

relojes web gratis