sexta-feira, fevereiro 02, 2007

José Afonso em Loulé

Fado e música de Zeca Afonso em destaque no Centro de Documentação de Loulé
No âmbito do programa de actividades do Centro de Documentação da Divisão de Cultura e História Local de Loulé, ao longo do mês de Fevereiro vão ter lugar três iniciativas: uma exposição, um espectáculo/colóquio e uma visita guiada.
Deste modo, entre 10 de Fevereiro e 10 de Março, vai estar patente ao público, na Galeria de Arte do Convento Espírito Santo, a exposição "O Fado na Pintura", de José Maria Oliveira. Na inauguração, a 10 de Fevereiro, pelas 17h00, os visitantes serão brindados com um momento de fado de Coimbra pelo grupo "Ecos de Coimbra" e um beberete relacionado com a ambiência do fado.
As criações artísticas de José Maria Oliveira são diversas, livres e apresentam formas que a arte e o engenho permitem: pintura, desenho, escultura em terracota, cartoon, etc.. As suas exposições surgiram pela primeira vez ao olhar do público em 1963, no Círculo Cultural do Algarve, em Faro. Daí até aos nossos dias, mais de duas dezenas de mostras das suas criações têm circulado pelo Algarve, se não incluirmos as colectivas.
Do seu espólio artístico constam cerca de quatro centenas de trabalhos na área da pintura e cerca de dois mil e quinhentos trabalhos em desenhos (gravuras, aguarelas, retratos, etc.). Lançou-se também na cenografia, coreografia e publicidade.
A sua arte, de cariz surrealista, define-se pela sensualidade embrenhada na subtileza do humor, da beleza e da crítica, pelo grito da cor, pelo arrojo das temáticas. Por isso, a Exposição "O Fado na Pintura" testemunha a capacidade do artista sintetizar a música e a pintura num processo criativo único.
A segunda iniciativa do Centro de Documentação prevista para o mês de Fevereiro tem lugar dia 16, pelas 18h00, com uma visita guiada à Igreja Matriz de Loulé. Com o tema "Igreja Matriz de Loulé: mistérios do anoitecer na luz e na sombra", esta visita será orientada pelo Professor Doutor Francisco Lameira, Historiador de Arte, e pelo Professor Doutor Luís Filipe Oliveira, Historiador da Idade Média, ambos da Universidade do Algarve.
Finalmente, a 24 de Fevereiro, às 17h00, decorre na Galeria de Arte do Convento Espírito Santo, o espectáculo/colóquio de homenagem a Zeca Afonso, por ocasião dos 20 anos do seu falecimento. Para além de um debate sobre a vida e obra daquele que é considerado um dos maiores músicos portugueses de todos os tempos, esta iniciativa conta com um momento musical com o grupo "Ecos de Coimbra".
Do Blog da AJA.

relojes web gratis