quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Marcha dos Cavalinhos


Manuel José Vidigal foi um afamado guitarrista que viveu nos últimos anos do século XVIII e princípios do século XIX. Não existem notícias biográficas deste músico, mas um livro publicado por um viajante inglês fez larga referência ao seu merecimento e qualidades, apresentando ao mesmo tempo, como espécimen da música portuguesa, uma modinha, Cruel saudade, composta por Vidigal (Sketches of Portuguese Life, etc. by A. P. D. G. Cap. 12.º pág. 221.).
Em 4 de Janeiro de 1796 deu um concerto em seu benefício anunciado na Gazeta de Lisboa, em 19 de Dezembro anterior, nos seguintes termos:
"Segunda feira 4 do mez que vem se ha de fazer hum Concerto vocal e instrumental no Palacio do Excellentissimo D. José Lobo á Boa-vista, em beneficio de Manoel José Vidigal, no qual cantarão os musicos de S. M. Capranica, Longarini e Bertocci; tocará o dito Vidigal na Guitarra ingleza, Grua no Rabecão e Legras na Rabeca. Os bilhetes se achão no Café do Largo de S. Carlos e na loja da Gazeta, pelo preço de 1.600 réis cada um."
P.S.Esta referência à guitarra inglesa tocada por Vidigal é importante para que não haja dúvida quanto ao instrumento utilizado na presente obra, dada a frequente ambiguidade entre os termos 'viola' e 'guitarra'. A viola referida em obras impressas da mesma época (por exemplo no Jornal de Modinhas, n.º 19, 1796) será a viola de cinco ordens; a guitarra inglesa, 'instrumento importado' como refere Manuel Morais [Morais, 2003], terá surgido em Portugal na segunda metade do século XVIII e acabou por se tornar, algumas décadas mais tarde e sujeita a algumas transformações, no instrumento hoje designado por guitarra portuguesa.”O texto em causa é da responsabilidade de Catarina Latino - Responsável do Centro de Estudos Musicológicos (clicar). Baseado ao que li e ouvi de Pedro Caldeira Cabral, há aqui falta de verdade que a senhora Catarina deve corrigir.
Do Blog do Manel.

relojes web gratis