quinta-feira, março 15, 2007

Alguns chapéus de estudantes
LA FELUCA ("goliardo", "pileu", "berretto", "copricapo") é considerado o chapéu tradicional dos escolares goliardos e, por generalização, dos universitários italianos.
As cores e ornamentos deste chapéu de configuração e origem medieval à "Robin Hood" variam conforme os estabelecimentos de ensino e cores científicas institucionalizadas. Ao contrário dos tardios barretes e boinas estudantis da França, Bélgica, Suécia, La Feluca já existia, mas a sua grande popularização e generalização nos meios académicos italianos operou-se a partir de 1888, isto é, do encontro internacional de estudantes por ocasião do Oitavo Centenário da Universidade de Bolonha.
Ressalvando o Gadz francês, este chapéu, e os restantes exemplos que hoje divulgamos nesta rubrica, não se encontra associado a nenhum traje em particular.
Além do peculiar interesse que estas informações revestem em tempos de candidatura da UC a Património da Unesco, haverá que tomar em consideração o bom acolhimento cultural aos alunos dos cursos de férias e do Programa Erasmus.
Fonte: fotografia de uma vitrine numa rua da Cidade Universitária de Pádua, http://it.wikipedia.org/wiki/Goliardia/-62k.
AMNunes

relojes web gratis