quarta-feira, junho 20, 2007

NOITES DA CANÇÃO DE COIMBRA 2007

GRUPO DE FADOS TOADA COIMBRÃ
[ Sábado_23 de Junho; 21h30; Galeria Almedina / Arco de Almedina]
A Câmara Municipal de Coimbra - Departamento de Cultura solicita a melhor colaboração desse prestigiado órgão de comunicação social para divulgação da seguinte informação:
As Noites da Canção de Coimbra, iniciativa que divulga a Canção de Coimbra, acolhe no próximo dia 23 de Junho (sábado), pelas 21h30, na Galeria Almedina / Arco de Almedina, o Grupo de Fados TOADA COIMBRÃ.
Criado em Março de 1987, o Grupo de Fados Toada Coimbrã, composto, então, por três elementos, iniciou-se num programa televisivo com a apresentação de um fado inédito.
Actualmente, o Grupo é composto por seis elementos, antigos estudantes de Coimbra que na década de 80 frequentaram aquela insigne e velha Universidade.
Os elementos que o constituíam na sua génese, bem como os que se vieram a juntar um ano depois, passaram pela escola de fado da Secção de Fado da AAC, local onde, aliás, todos se conheceram.
Hoje, 20 anos decorridos após a sua criação e não obstante alguns dos seus elementos exercerem actividade profissional fora de Coimbra (Aveiro, Viseu e Castelo Branco), a divulgação da Canção de Coimbra continua a ser o motivo de encontro destes antigos estudantes e a forte responsável pela amizade que os une.
Empenhado que está na divulgação da canção de Coimbra, o Grupo Toada Coimbrã apresenta nos seus espectáculos Fados, Trovas e Baladas que marcaram as várias épocas da Canção Coimbrã. No entanto, um dos seus objectivos tem sido o da contribuição para criar novas canções de Coimbra (letra e música) sendo, neste sentido, um grupo de referência da década de 80 e 90, cujos temas inclui nos espectáculos e serenatas. Dos temas inéditos, destaca-se a Balada da Despedida do 5.º Ano Jurídico de 1989, pelo êxito que alcançou, sendo, ainda, uma das Baladas da Despedida mais ouvidas.
Composição
António José Vicente: guitarra portuguesa
João Paulo Sousa: guitarra portuguesa
João Carlos Oliveira: viola
Jorge Mira Marques: viola
Rui Pedro Lucas: cantor
Alcides de Sá Esteves: cantor

Para além de actuações por todo o país em festividades, espectáculos, festas académicas, o grupo "Toada Coimbrã" conta no seu curriculum com espectáculos em eventos de importância nacional e internacional dos quais se destaca:
- participação, como grupo convidado, na Europália que decorreu na Bélgica em Setembro e Outubro de 1991 (tendo aí feito diversos espectáculos em várias cidades belgas);
- participação nas serenatas de abertura e encerramento das comemorações dos 700 anos da Universidade de Coimbra, em 1989;
- participação nas serenatas das comemorações dos 10 anos da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra, em 1990;
- participação em espectáculos comemorativos de aniversários da Associação de Antigos Estudantes de Coimbra;
- participação no Natal dos Hospitais promovido pela RTP, em 1990;
- espectáculo realizado em 1989 no Real Gabinete de Leitura no Rio de Janeiro;
- serenata nas escadas da Igreja de S. Vicente (Lisboa), integrado nas festas da cidade de 1990;
- Espectáculo na Universidade de Sofia (Tóquio), em 1995;
- serenata nas ruínas de S. Paulo (Macau), em 1996.

No que diz respeito às actuações no estrangeiro, são vários os países de diferentes continentes nos quais o grupo teve oportunidade de divulgar a Canção de Coimbra:
França (paris) – 1991, 1993
Andorra – 1987
Bélgica – 1990, 1991
Finlândia – 1987
Suiça – 1987
Brasil – 11989
Holanda – 1992
Alemanha – 1992
Japão (Sendai e Tóquio) – 1995
Macau – 1996
Em 1989 apresentou em single a Balada da Despedida do 5ª Ano Jurídico de 1989; Em 1990, em parceria com outros grupos, colaborou na gravação do CD de Baladas de Despedida dos anos 80, no qual apresentou dois temas (um dos quais de sua autoria); Em 1992 gravou uma cassete de temas clássicos da canção de Coimbra, editada pela Movieplay Portuguesa; Em 1994 colaborou com dois temas na gravação de um CD da Secção de Fado da AAC que integrou vários grupos de Fado de Coimbra;
Na expectativa de que possamos contar com a presença de um V/ representante, subscrevemo-nos, expressando os mais respeitosos cumprimentos.
O Vereador da Cultura
Mário Nunes

relojes web gratis