segunda-feira, julho 23, 2007









Aqui vai tudo sobre o lançamento da Fotobiografia do Dr. Ângelo Vieira Araújo: Poeta compositor e cantor. Porventura todos saberão cantar: Ó meu amor, minha linda feiticeira/Eu daria a vida inteira/Por um só beijo dos teus ou, Contos velhinhos de amor/Numa noite branca e fria/Tantos tenho p'ra contar ou ainda Santa Clara, Santa Clara/ A teus pés corre o Mondego ...
Talvez muitos/as desconheçam é que quem fez o poema e a música foi o Dr. Ângelo Vieira de Araújo que com oitenta e muitos é uma pessoa sempre bem disposta de que acaba de ser lançada a sua Biografia, da autoria do Eng.º Marques Inácio, com a chancela da Câmara Municipal de S. João da Madeira, terra natal do Dr. Ângelo Araújo que, o ano passado foi homenageado na Serenata de Santarém, faz agora um ano, como se pode ver no blog do Dr. Octávio Sérgio em:
http://guitarradecoimbra.blogspot.com/2006/07/serenata-tradicional-dos-estudantes-de_25.html
Vão em anexo o texto que fiz do evento, imagens da Capa do Livro (frente e verso) e imagens do evento que captei:
1 - A mesa com o Dr. Ângelo Araújo, o Dr. Rui costa (Vice-Presidente da Câmara de Santa Maria da Feira) e o Eng. º Marques Inácio no uso da palavra.
2 - Dr. Gustavo Cerdeira lê um poema
3 - Dr. Ângelo Araújo faz uso da palavra.
4 - Eng. º Marques Inácio canta a Feiticeira acompanhado pelo Grupo do ISEP-Porto
5 - Coronel Anjos de Carvalho canta Contos Velhinhos
6 - Um elemento do Grupo do ISEP também interpreta um tema
7 - Eng.º Napoelão Amorim interpreta Santa Clara.
Também o site da Câmara de S. João da Madeira tem o evento em: http://www.cm-sjm.pt/index.php?oid=7270&op=all
NOTA IMPORTANTE: QUEM PRETENDER O LIVRO QUE SE APRESSE, POIS A TIRAGEM FOI DE APENAS QUATROCENTOS EXEMPLARES E MUITOS JÁ FORAM VENDIDOS NO DIA DO LANÇAMENTO!
A obra, por enquanto, quem a pretender adquirir, deverá contactar o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de S. João da Madeira.

Rui Lopes

No lançamento da Biografia do Dr. Ângelo Araújo

No dia 21 de Julho, foi o lançamento da Biografia do Dr. Ângelo Araújo na sua terra natal: S. João da Madeira, na qual estive presente a convite do autor: Engenheiro Marques Inácio.
O lançamento da obra foi na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, com a presença do vereador da cultura e Vice-Presidente da Câmara de S. João da Madeira e uma sala repleta de gente.
Começou por tecer breves palavras o Vereador da Cultura, referindo o entusiasmo com que a Câmara de S. João da Madeira acolheu o projecto.
Seguiu-se o Engenheiro Marques Inácio, falando um pouco da obra de sua autoria.
Seguidamente, fez uso da palavra o Dr. Ângelo Vieira Araújo que nos leu uma breve poesia.
Também discursou ainda o Dr. Gustavo Cerdeira que nos apresentou uns versos em que falava do Dr. Ângelo Araújo que, quando chegou à palavra feiticeira, o Engenheiro Marques Inácio “interrompeu” o Dr. Cerdeira a cantar Ó meu amor, minha linda feiticeira. Continuaram os versos e, quando chegou à palavra Contos, foi a vez do Coronel Anjos de Carvalho “interromper” a cantar: Contos Velhinhos de amor. Continuaram os versos quando o Engenheiro Napoleão Amorim “interrompeu”: Santa Clara, Santa Clara/ A teus pés corre o Mondego.
Seguiu-se depois o momento musical com o Grupo de Fados do ISEP – Porto em que foram interpretados temas do Dr. Ângelo Araújo, nomeadamente: Feiticeira, pelo Engenheiro Marques Inácio; Contos Velhinhos pelo Coronel Anjos de Carvalho e Santa Clara, pelo Engenheiro Napoleão Amorim, tendo o grupo do ISEP interpretado mais temas.
A festa terminou com um éférreá ao Dr. Ângelo Araújo lançado por mim, depois, foi o regresso a Coimbra para uns e a Lisboa para outros.
Segue também o scanner da capa da obra do engenheiro Marques Inácio: O Canto e música de Coimbra: Ângelo Vieira Araújo. Fotobiografia: Poeta, intérprete e compositor da música e do canto de Coimbra, Médico Fisiatra.
A obra foi editada com a chancela da Câmara Municipal de S. João da Madeira, com uma impressão de quatrocentos exemplares.

Rui Lopes

Nota: Devido a não me ter sido comunicada a data do evento, não pude estar presente.

relojes web gratis