domingo, junho 26, 2005


CD, "J. S. Bach em Guitarra portuguesa", de António Eustáquio, editado pela Camerata Lusitana em 2005.
Estamos em presença de uma nova maneira de encarar a guitarra portuguesa. Aqui e no CD apresentado a seguir, com músicas de António Vivaldi escritas para alaúde, a guitarra tenta uma emancipação do fado e da canção, de modo a criar um estatuto de instrumento solista, semelhante ao criado pela guitarra espanhola como já há bastante tempo, neste Blog, me referi. É necessário que os compositores eruditos comecem a olhar para a guitarra portuguesa como algo de um potencial a desbravar, compondo peças para ela ou fazendo transcrições do reportório existente para outros instrumentos.
Biografia de António Eustáquio, Inserida no caderno que acompanha o CD:
"António Miguel Raimundo Eustáquio nasceu em Portalegre a 2 de Junho de 1961. Frequentou o Conservatório Regional de Castelo Branco, onde estudou Educação Musical, Piano, Composição, História da Música e Acústica. Estudou em Paris, Música Antiga. Integrou a Orquestra Ligeira do Exército. Estudou guitarra na Academia de Amadores de Música em Lisboa. No biénio de 1984/86 fez o estágio pedagógico para o ensino oficial.
Foi fundador do Conservatório Regional de Música de Portalegre, no qual exerceu mais tarde o cargo de Presidente da Direcção. Dirigiu a orquestra desta escola. Foi também membro fundador do “Quarteto do Sol”, com o qual gravou um CD.
Fundou o quarteto “Sons do Tempo”, quarteto com guitarra portuguesa. Compôs para esta formação uma obra intitulada “Suite das Folhas”. Gravou um CD com este grupo.
Foi fundador da “Camerata Lusitana”, com a qual gravou um CD intitulado “Vivaldi em guitarra portuguesa”. É Professor do Quadro de Nomeação Definitiva, de Educação Musical, na Escola Garcia d’Orta em Castelo de Vide."

relojes web gratis