terça-feira, dezembro 27, 2005

Blog Pardalitos do Choupal (Extracto de dois Posts)

Do Choupal até à Lapa

Hoje vou falar-vos de Coimbra. Da Coimbra dos Estudantes, das tascas das Alta, do Pratas (onde tive muitas aulas), do “Museu” (onde conheci o meu amigo Mário em 1980), do Pinto (onde almoçávamos, às vezes á borla antes da Latada).
Quero falar-vos da Coimbra do Choupal até à Lapa , da Coimbra das canções, do Luiz Goes do Zeca Afonso e do Bettencourt, das serenatas de madrugada com os meus amigos Saturnino e Pompeu. Quero falar-vos, das Faculdades, principalmente dos seus bares, dos das Letras e dos Direitos (o meu era um bocadinho fraquinho em “radiosas criaturas”). Bares esses onde conheci o meu amigo Aurélio (figura de referência da praxe Coimbrã , para muitos de nós que começaram a usar capa e batina em 1980). Quero falar-vos de Praxe, da praxe verdadeira daquela que integrava todos e que fazia de todos nós amigos para sempre. Quero falar-vos, da Coimbra nocturna , dos copos e das tertúlias que fazíamos por tudo e por nada. Quero falar-vos do Mandarim (ai, ai …) local de culto de muitas gerações de estudantes , local onde passei milhares de horas. Quero falar-vos do Arcádia, e de outros que a voracidade do negócio extinguiu. Deixem-me falar, por fim do que resumia isto tudo numa só palavra : ACADÉMICA. Das viagens que fazíamos, das boleias que pedíamos (sem choramingar por autocarros a ninguém) , dos almoços que fazíamos e dos grandes jogos a que assistíamos. Quando olhava para a esquerda e para a direita e só via capas e batinas (e não barretes vermelhos) . Dos gritos e das canções que cantávamos. Ó saudade.
Para quem se esqueceu, ou nunca soube, isto é a verdadeira Académica. Não há outra maneira de vivê-la.
Saudações académicas
José Eduardo Ferraz

A minha Académica

Soletro agora as fontes e os caminhos
por onde corre o leite
que a Tua mão semeia.
*
Dissolvo o bibe azul da minha infância
por cima de águas
e saboreio os quintais vizinhos da alegria
na outra ponta do baloiço
*
Por mais que avance
estou sempre no princípio dos ciclos orbitais
pronto para saltar cancelas ou galáxias
e procurar um fio que seja voz e corpo
da Tua vida inteira
*
Te AMO minha Académica!!!
Mário José de Castro

relojes web gratis