sábado, abril 08, 2006


Capa dum Projecto da 3ª Edição do livro “Cantares de José Afonso”, por António Carrilho Rosado Marques.
Contém dez partituras de canções de José Afonso, com os respectivos acompanhamentos em guitarra clássica (viola). A apresentação é excelente. Os textos são fieis aos originais, assim como as melodias. Os acompanhamentos estão muito bem conseguidos.
É um bom instrumento de trabalho para quem se quiser debruçar a fundo na música de José Afonso. Ficamos à espera que António Carrilho se disponha a continuar este trabalho e nos venha a brindar com outros volumes de outras peças do mesmo autor. Todos lhe ficarão agradecidos.
Neste Blog, no dia 23 de Março de 2006, encontra-se uma das partituras – As Pombas, pertencente a este livro.

Segue-se um pequeno texto do autor, que serve de introdução às partituras:

Naquela Coimbra dos “anos 60”, em que as assumidas raízes alentejanas me valeram a alcunha de “Castiço”, eu era membro da Tuna e aí conheci o Rui Pato.
Chegado a Lisboa, para poder concluir um curso de engenharia, estudei guitarra clássica com Javier Hinojosa na Escola Duarte Costa, onde também fui professor.
Passados trinta anos, enquanto preparava os acompanhamentos para viola com a finalidade de participar numa sessão de homenagem a José Afonso, resolvi passar a escrito alguns dos seus cantares. Este trabalho, dedicado a todos os meus amigos, é fruto da grande admiração que tenho pelo Zeca.

A economia de sinais de expressão e, por vezes, a simplificação da escrita que utilizo, tornarão imprescindível a audição atenta das interpretações originais que, só elas, são capazes de revelar o vasto leque de matizes com que nos brindaram.

23 de Fevereiro de 1997

A. Carrilho R. Marques
Posted by Picasa

relojes web gratis