sexta-feira, abril 14, 2006


Cortejo de Docentes UM (1) Posted by Picasa
Cortejo professoral da Universidade do Minho. Predominam os lentes com a Beca talar preta oriunda do reitorado de Lúcio da Silva (1981-1985). As insígnias doutorais são constítuídas por um Capelo de veludo inspirado no dos cónegos da Sé de Braga (cor preta, alamares), com uma espécie e romeira de cetim "na cor da especialidade científica" e uma gorra preta de veludo de corte renascentista com roseta e borla da respectiva cor científica.
Temos assim cor de "Tijolo", semelhante à da UP para Engenharia, "Azul Celeste" para as diversas Ciências, "Laranja e Verde" para Estudos da Criança, "Amarelo" para Medicina, "Azul -Escuro" para Letras e Ciências Humanas, e "Vermelho Rubi" para História e Ciências Sociais. Logo atrás dos lentes de Engenharia desfila uma doutora com a nova Beca e insígnia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Fotografia: cedida pelo Dr. João Caramalho Domingues a partir de documentação da UM. Algumas datas e pormenores presentes nesta legenda beberam no manuscrito inédito de Armando Luís de Carvalho Homem "O traje dos lentes (sécs. XIX-XX)", 2001.
AMNunes

relojes web gratis