sábado, maio 13, 2006


Cidade Universitária Posted by Picasa
Enquanto não fica disponível nos escaparates livreiros a tese de doutoramento de António Nuno Rosmaninho Rolo, os leitores interessados nos assuntos ligados às demolições da Velha Alta e anteprojectos da Cidade Universitária podem entreter-se com outra importante e vestibular obra do mesmo estudioso: "O princípio de uma revolução urbanística no Estado Novo. Os primeiros programas da Cidade Universitária de Coimbra (1934-1940), Coimbra, Minerva, 1996.
Além de elucidativo, o "prefácio" assinado pelo Prof. Doutor Luís Reis Torgal desvenda os meandros do achamento dos dossiês documentais em Lisboa, num depósito da Direcção Geral da Administração Escolar. Graças a Reis Torgal e ao seu orientando, Nuno Rolo, a documentação foi salvaguardada e depositada no Arquivo da Universidade de Coimbra.
Enaltecendo o que se tem feito em prol dos estudos relativos à Velha Alta demolida durante o Estado Novo, continuo a deplorar que na Faculdade de Letras da UC nunca se tenha criado um "Centro de Estudos de Tradições Orais" que tivesse permitido salvaguardar em variados suportes tecnológicos a memória das vivências que a Universidade ajudou oficialmente a destruir.
Tudo o que sobra hoje reduz-se às movimentações cívicas de OS SALATINAS, formação espontânea de antigos espoliados da Velha Alta, que sem sede nem meios económicos tem pugnado por uma réstea de dignidade reflectida em organizações como o "Primeiro Centenário do Guitarrista Flávio Rodrigues da Silva (1902-2002)".
AMNunes

relojes web gratis