sábado, agosto 05, 2006

Notável “Workshop Sobre a Arquitectura do Futuro Tribunal Universitário Europeu” a funcionar em anexo à Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

No dia 12 de Julho de 2006, a convite da Comissão Para a Criação do Tribunal Universitário Judicial e Europeu, teve lugar no Salão da Reitoria da UC um alargado espaço de discussão que envolveu especialistas de diversas áreas do saber, incluindo o Direito, a Psiquiatria, a Psicologia, a História, a Arquitectura, a Arqueologia e a Gestão.
Às 14h30m o Doutor Joaquim Gomes Canotilho, lente da Faculdade de Direito, autor da ideia original, abriu a sessão. Saudados os oradores convidados, passou aquele lente a apresentar as traves mestras do Tribunal que, misto de instituição judiciária e de escola prática ligada à Faculdade de Direito, se pretende instalar no muito arruinado casco do antigo Colégio da Santíssima Trindade. As escavações arqueológicas foram dadas por concluídas, estando avançados os anteprojectos de arquitectura.
Às 14h45 o Mestre António Manuel Nunes dissertou sobre a evolução dos espaços de Justiça em Portugal, desde a Idade Média até finais do Estado Novo.
Às 15h15m interveio o Dr. Feliciano Martins, em representação oficial do Instituto de Gestão Financeira e Patrimonial do Ministério da Justiça, seguindo-se a apresentação de um estudo de caso pelo Arquitecto Jorge Graça Costa, reconhecido perito em arquitectura bioclimática.
Presente o Magnífico Reitor Seabra Santos, houve um momento de interpelações por parte do Reitor, Doutor Gomes Canotilho, Doutor Faria e Costa, António M. Nunes, Dr. Feliciano Martins e Conselheiro Álvaro Laborinho Lúcio.
A equipa de arquitectura esteve representada pela Arquitecta Patrícia Marques, muito atenta a todas as sugestões, particularmente as que foram formuladas por representantes da Faculdade de Medicina (Medicina Psiquiátrica) e Faculdade de Psicologia.
Matérias mais técnicas, ligadas à gestão e funcionamento do Tribunal, mereceram intervenções enriquecedoras do Presidente da Relação de Coimbra, do Conselheiro Laborinho Lúcio, do representante do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (Dr. António Cluny) e do representante do Conselho Distrital da Ordem dos Advogados em Coimbra (Dr. Carlos Ferrer).
Menos alargado, quando comparado com o debate internacional sobre os novos rumos da Arquitectura Judiciária levado a cabo pelo Ministério da Justiça em Lisboa no dia 24 de Maio/06, o workshop promovido pela Universidade de Coimbra revelou-se um momento notável onde se escreveram novas páginas da história contemporanêa.
A ideia de Joaquim Gomes Canotilho é inédita e pioneira no contexto universitário ocidental. Aguardemos os dias da inauguração.
AMNunes

relojes web gratis