sábado, outubro 14, 2006


Doutora Rocha Pereira Posted by Picasa
Se a Doutora Carolina Michaellis foi a primeira mulher a exercer funções docentes na história da UC, mercê da sua efectiva integração no quadro da Faculdade de Letras em 1912, Maria Helena da Rocha Pereira foi a primeira a doutorar-se na Sala dos Capelos, com apreciação de tese científica perante um júri. Medeiam 40 anos redondos entre o doutoramento ipso facto de Carolina Michaellis pela Faculdade de Letras (1916) e o doutoramento científico de Rocha Pereira também na mesma Faculdade de Letras (1956).
Quanto às insígnias doutorais constituídas por Borla, Capelo e Anel, nada a apontar em termos de cor e modelo. No tocante ao Hábito Talar, haverá que distinguir a Capa Talar Preta+vestido preto civil de Carolina Michaellis do Hábito Talar adaptado por Maria Helena da Rocha Pereira: Capa Talar preta com cordão de borlas; Batina cintada, com carcela disfarçada, e bainha abaixo do joelho; saia preta abaixo do joelho; meias cor de pele; sapatos pretos, não olvidando as clássicas luvas já referidas nos Estatutos Manuelinos.
Falando de Carolina Michellis, de Rocha Pereira e de outras mulheres que também foram lentes na UC, Joaquim Ferreira Gomes noticia:
-Carolina Michaellis, docente da Faculdade de Letras (Línguas e Literatura) desde 1912, doutorada em 1916 com dispensa de provas académicas, usou Insígnias Doutorais e Capa Talar;
-Leonor Maria da Piedade Flores, contratada em 23 de Maio de 1938 para assistente de Química, na Faculdade de Ciências da UC. Não está averiguado se prosseguiu carreira;
-Maria Serpa Santos, nomeada 1ª assistente da Escola de Farmácia (então anexa à Faculdade de Ciências), por despacho publicado no Diário do Governo em 27 de Novembro de 1948. Esta docente já havia trabalhado como Preparadora da Escola de Farmácia e era doutorada pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Terá Maria Serpa trazido da Universidade do Porto trajo doutoral e insígnias? A tê-los efectivamente trazido, usou-os em cerimónias na UC antes da Doutora Maria Helena da Rocha Pereira? Em caso de confirmação, seria a Beca(+Barrete) da Universidade do Porto ou antes o trajo e as insígnias de modelo tradicional conimbricense (a cor oficial de Farmácia na UP era o roxo forte)?
-Maria Helena Monteiro da Rocha Pereira, contratada para assistente de Línguas e Literatura em 1951, doutorada na Sala dos Capelos em 1956;
-Maria Manuela da Gama Figueiredo Assalino, da Faculdade de Ciências, que em 1967 defendeu provas públicas de doutoramento na Sala dos Capelos.
Fotografia e fontes: Joaquim Ferreira Gomes, "A mulher na Universidade de Coimbra", Coimbra, Livraria Almedina, 1987.
AMNunes

relojes web gratis