quarta-feira, outubro 04, 2006


Imprensa da Universidade Posted by Picasa
Memória histórica sobre o estabelecimento, evolução, extinção (1934) e recuperação da Imprensa da Universidade de Coimbra, de 'AAVV', "Imprensa da Universidade de Coimbra, Uma História dentro da História", Coimbra, Imprensa da UC, 2001, 139 pp.
Contém os seguintes textos:
-Fernando Taveira da Fonseca, "A Imprensa da Universidade no período de 1537 a 1772", pp. 7-52;
-José Antunes, "A Imprensa da Universidade na Reforma Pombalina", pp. 55-66;
-Maria Irene Vaquinhas e Isabel Nobre Vargues, "A Imprensa da Universidade no Liberalismo e na I República", pp. 69-89;
-Luís Reis Torgal, "O contexto político da extinção da Imprensa da Universidade pelo Estado Novo", pp. 93-124;
-Fernando Regateiro, "A Imprensa da Universidade de Coimbra na actualidade", pp. 127-137.
Para motivo de capa foi escolhido em desenho de Guilherme Elsden, que representa a fachada principal da Imprensa da UC, mandada instalar na Rua da Ilha, junto à Sé Velha, ao tempo da Reforma Pombalina de 1772. O referido prédio ainda existe, tendo passado por profunda remodelação interna na década de 1940. Foi derradeira sede do Instituto de Coimbra, acobertando na actualidade o Conservatório de Música de Coimbra. A Imprensa tem sede oficial na Rua Antero de Quental, Nº 195.
Os autores convidados para escreverem os percursos da Imprensa da UC, pelo seu primeiro Director, Prof. Doutor Fernando Regateiro, oferecem visões muito completas, bem documentadas e diversificadas do que foi sendo a Imprensa. O terceiro texto é, contudo, menos desenvolvido em termos de 1ª República, período que teria ficado melhor ilustrado com uma comunicação autónoma. Em todo o caso, estamos perante uma nova/velha área de investigação que convida a falar de temas como a tipografia e os tipógrafos, a liberdade e a censura, as qualificações profissionais, as gestões orçamentais, os salários, os títulos editados, a solidariedade profissional e a arqueologia industrial. "Velho" porque afinal o véu do tempo mostra que uns poucos pioneiros se foram isoladamente interessando pela temática: Joaquim Martins de Carvalho (UC), Jorge Peixoto (BGUC), José Pinto Loureiro (BMC), J. Pina Martins, Mário Brandão (UC, Letras), Manuel Lopes de Almeida (UC, Letras), José Ramos Bandeira (UC, Farmácia), António da Rocha Madail (AUC), Sousa Viterbo e Venâncio Deslandes.
Agradecimentos: Dra. Maria João de Castro
AMNunes

relojes web gratis