terça-feira, outubro 31, 2006

Os primeiros doutoramentos h.c. pela Faculdade de Direito / UP (2005/10/06)

1.
2.
3.

4.
5.
6.
7.
8.
9.










10.
Só agora descobri, no site da Fac. Direito / UP (http://sigarra.up.pt/fdup/album_geral.album?p_pag_ini=1), um conjunto de fotos referentes a 3 doutoramentos h.c. realizados nesta Escola há pouco mais de 1 ano. A FD/UP foi criada nos anos 80 e iniciou actividades lectivas no ano de 1994/95. A sua implementação esteve a cargo de uma Comissão Instaladora onde tiveram assento representantes das duas mais antigas Escolas Superiores de Direito: a FD/UC - sempre representada pelo Doutor Mário Júlio de Almeida Costa - e a FD/UL - representada inicialmente pelo Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, depois pelo Doutor Jorge Miranda e, na fase Final, novamente pelo Doutor Marcelo Rebelo de Sousa. Este acto pretendeu assim homenagear os lentes de proveniência externa que integraram a dita Comissão Instaladora. Desde 2004 a FD/UP tem sede no edifício da Rua dos Bragas que, de 1937 a 2001, albergou a Fac. Engenharia. E vamos às legendas das imagens:
1. Os 3 doutorandos no início da cerimónia; da esq. para a dir.: Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, Doutor Jorge Miranda e Doutor Mário Júlio de Almeida Costa. Como é visível, o Doutor Almeida Costa enverga o «hábito talar» de referência coimbrã e os 2 lentes da UL a beca da sua Universidade.
2. Os «pagens» com as insígnias doutorais.
3. O então Reitor da UP, Doutor José Ângelo Novais Barbosa, e o então ( e actual) Presidente do CD da FD/UP, Doutor José Manuel Neves Cruz.
4. Aspecto geral da assistência.
5. O Reitor usando da palavra. Na tribuna ao fundo, os Vice e Pró-Reitores, os oradores (Doutor Fernando Alves Correia - da FD/UC -, Doutor Paulo Ferreira da Cunha e Doutor Jorge Ribeiro de Faria), o apresentante dos doutorandos (o antigo Reitor da UP Doutor Alberto Manuel de Sampaio e Castro Amaral) e os representantes de outras U's.
6. Tribuna dos Presidentes dos CD's das Faculdades. Na primeira fila, à direita, o Presidente da antiga Comissão Instaladora da FD/UP, Doutor Cândido da Agra, um lente vindo da Fac. Psicologia, responsável pela implementação na FD/UP de uma área de estudos de Criminologia; à sua esquerda, uma figura emblemática da UP, o Doutor Nuno Lídio Pinto Rodrigues Grande, co-fundador e lente (jubilado) do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar / UP.
7. Imposição da medalha e do escapulário doutoral ao Doutor Mário Júlio de Almeida Costa.
8. Idem ao Doutor Jorge Miranda.
9. Idem ao Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.
10. Os 3 novos drs. h.c. recebendo cumprimentos.
Armando Luís de Carvalho HOMEM

relojes web gratis