terça-feira, dezembro 26, 2006


Museu Digital, Museu Virtual

Olhares sobre a Alta X

Um último exemplo que gostaria de considerar num cotejo com as obras da Cidade Universitária de Coimbra é do Escadório do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, cujo projecto global (santuário e escadarias) se arrastou do século XVIII até aos inícios do século XX.

Procurando tirar o melhor partido de uma estrutura adapatada à tipologia do terreno, em patamares e lanços sucessivos, esta escadaria de aparato tardo-barroca obedecia à mesma tipologia observada no Santuário do Bom Jesus (Braga) e nas Escadas do Liceu (Coimbra). Os vestígios dos anfiteatros gregos adossados a encostas e ravinas naturais mediterrânicas poderiam ter servido de auxiliares de reflexão. Prevaleceria contudo o "partido imperial romano". Desprezando as soluções pré-existentes e a adequação do projecto ao tipo de terreno, José Cottinelli Telmo impôs na encosta da Acrópole coimbrã uma Escadaria Monumental violentadora do espaço e dos utentes.

O reclamado efeito visual de uma via romana de tipo imperial, articulada com o eixo da Porta Férrea (a UC já tinha desde o séc. XVIII no Paço das Escolas uma graciosa Via Latina que desaconselhava os ímpetos de Cottinelli), nunca foi conseguido, pois a vista de conjunto só pode ser tomada de avião!

AMNunes

relojes web gratis