sábado, dezembro 30, 2006


Universidade Federal da Bahia


Brasil: Naomar Filho, Reitor da Universidade Federal da Bahia, entrega ao Presidente angolano José Eduardo dos Santos a medalha certificativa do doutoramento honoris causa. A investidura teve lugar no dia 02 de Maio de 2005, no salão Nobre da Reitoria.

Nesta insituição de ensino superior, fundada em 1946, a objectiva do fotógrafo não captou elementos que apontem para a solenização cerimonial por via de um trajo ou de insígnias. Tudo se passa em ambiente "civil", totalmente dessacralizado, com recurso ao protocolo de Estado: mesa de honra, discursos laudatórios, entrega de medalha/e diploma (?). Opção institucional pela indiferenciação sócio-profissional?

Ressalvando os poucos casos de faculdades de gesta oitocentista (Ex: Direito em Olinda, Recife), os estabelecimentos de ensino superior brasileiros foram fundados no século XX. A ausência de dados mais substanciais sobre esta matéria não nos permite formular generalizações. Porém, os estabelecimentos de ensino superior brasileiros parecem oscilar entre a rejeição ostensiva do cerimonial (caso da Universidade Federal da Bahia), as seduções do universo norte-americano e a ténue herança da influência da Alma Mater Conimbrigencis (capelo e barrete).

Fonte: http://fesa.org/br/

AMNunes

relojes web gratis