segunda-feira, janeiro 22, 2007

"Aqui neste lugar e nesta hora"...: Traje e insígnias da Universidade da Beira Interior (UBI)

1.
2.
3.
4.
5.
6.

Sediada na Covilhã, fundada em 1986 – por transformação de um anterior Instituto Politécnico –, esta Universidade teve como primeiro Reitor o Doutor Cândido Passos Morgado, também oficial-general da Força Aérea, com carreira académica no Reino Unido e na Faculdade de Ciências / UL. Os símbolos, distinções e insígnias foram aprovados pela deliberação do Senado n.º 25/95, de 16 de Dezembro. Ao traje e às insígnias são dedicados os arts. 3.º e 4.º, que passo a transcrever:

Artigo 3º - Traje Académico

1. «O Traje Académico da Universidade da Beira Interior é a toga, confeccionada em tecido preto com três pregas inteiriças na frente e nas costas, que vão até à cintura, uma faixa de cetim preto brilhante na cintura e as mangas em forma de sino com boca forrada de cetim azul cobalto (...).
2. (...).

Artigo 4º - Insígnias

1. A insígnia dos doutores pela Universidade da Beira Interior é a barretina.
2. As insígnias do Reitor são a barretina e o epitógio de cor branca com medalha de ouro oval suspensa (...).
3. As insígnias dos Vice-Reitores são a barretina e o epitógio de cor branca com um gorgorão da cor da unidade orgânica a que pertencem e a medalha oval suspensa correspondente à respectiva categoria como professor.
4. As insígnias dos Professores Catedráticos são a barretina e o epitógio com medalha de prata oval suspensa.
5. As insígnias dos Professores Associados são a barretina e o epitógio com medalha de bronze oval suspensa.
6. As insígnias dos Professores Auxiliares são a barretina e o epitógio.
7. O epitógio a usar nos trajes dos professores toma as seguintes cores, de acordo com as unidades orgânicas a que se encontrem afectos:
- Unidade Científico-Pedagógica de Ciências Exactas – Azul;
- Unidade Científico-Pedagógica de Ciências de Engenharia – Tijolo;
- Unidade Científico-Pedagógica de Ciências Sociais e Humanas – Vermelho Rubi.
8. A barretina (...) tem a configuração de um tronco de cone invertido. É exteriormente forrada de tecido preto igual ao da toga e tem na base uma barra lisa de cetim preto brilhante igual ao da faixa, sendo tanto o tecido como a barra cosida atrás. (...) o topo tem ao centro uma roseta – pom-pom – aveludada.
9. O epitógio (...) é confeccionado na parte exterior em veludo e na parte interior em cetim, tendo no meio intertela. Atrás tem um decote arredondado com costura (...), fazendo um bico sobre o meio das costas. (...) O epitógio dos Vice-Reitores será debruado na parte interior e no exterior com o gorgorão previsto (...).
10. A medalha que fica suspensa do epitógio de formato oval (...), cunhada en ouro, prata ou bronze, tem na frente a emblemática com o brasão de armas da Universidade e na margem a divisa da Instituição - SCIENTIA ET LABORE ALTIORA PETIMUS (...)».
Este traje foi concebido pelo escultor FERNANDO ALMEIDA.
A UBI parece organizar regularmente imposições de insígnias doutorais, segundo um cerimonial que inclui um cortejo rumo a uma capela românica (certamente desactivada em termos de culto), onde o essencial da cerimónia decorrerá; e alguns lentes têm colocado imagens nos seus «sites» pessoais.
Nota final: De salientar nesta toga a ausência de folhos marcando a 'viragem' do ombro para o antebraço, contrariamente às becas da UL, da UP («mutatis mutandis» quanto ao modelo antigo), da UNL, da U. Açores e ao novo (2003) «traje doutoral» da UP.
Legenda:
Il. 1. - José Sócrates e Mariano Gago visitam a UBI; em 2.º plano, ao centro, o Reitor, Doutor Manuel José dos Santos Silva; para além de outros lentes da UBI, vêem-se hábitos talares com borla-e-capelo de Medicina, Ciências/Matemática e (entrevendo-se) Direito.
Il. 2. - Cortejo antecedente de uma imposição de insígnias; ao centro o Doutor Fernando Nogueira Dias, sociólogo, dr. em 1999, hoje lente do Instituto Piaget.
Il. 3. - No exterior da capela, antes da cerimónia; além do Doutor Fernando N. Dias e de outros drs. da UBI, vê-se, de costas, um lente da U. Aveiro (hábito talar debruado a verde, descrito no meu post «Dia (O) da Universidade do Porto (Mar., 22) / 2006 (I-II-III)» (2007/01/03).
Ils. 4./5. - O Doutor Fernando Nogueira Dias fotografado em casa, após a cerimónia.
Il. 6. - A Doutora Alice Tomé, lente da UBI.
Fontes:
www.rvj.pt/; www.atome.no.sapo.pt/; www.sociuslogia.pt/; HOMEM (Armando Luís de Carvalho), Traje (O) dos Lentes. Memória para a História da Veste dos Universitários Portugueses (séculos XIX-XX), Porto, Fac. Letras / UP, 2006 (col. "flup e-dita"; brevemente no mercado).
Armando Luís de Carvalho HOMEM

relojes web gratis