segunda-feira, janeiro 15, 2007

Ares de família, coincidências não fortuitas. II Série
Foto 1 - Retrato de John Jay (1794), primeiro Chief Justice dos EUA, com uma toga de modelo britânico: corpo talar em seda preta, mangões e bandas em seda laranja, aplicação de debruns prateados nas mangas, ombros e bandas.
Nos anos que se seguiram à Revolução de 1776, os governos norte-americanos intentaram abolir a herança vestimentária britânica, ou dela distanciar-se, em termos de vestes e insígnias dos altos funcionários de Estado. O Presidente T. Jefferson terá sido um dos paladinos deste movimento de ruptura simbólica entre o jovem Estado e a antiga metrópole. Contudo, os vestígios de um passado em comum far-se-iam sentir nas universidades e tribunais.
Já no século XIX verificou-se nos EUA crescente simplificação da toga dos magistrados judiciais, com predomínio da veste talar preta inteiriça, de ombros franzidos, pescoço recortado em V, mangas largas de remate simples ou em canhão setinoso, abandono da cobertura de cabeça e da gravata de cerimónia... a generalização da toga preta no Supremo Federal de um país de tradição anglo-saxónica, cujo perfil austero se acha mais próximo da tradição euro-continental (Portugal, Espanha, Itália, e França para as audiências ordinárias), não evitou a coexistência pacífica com modelos diferenciados nas magistraturas dos Supremos Tribunais de cada um dos Estados da Federação (Maryland, Pensylvania, Georgia). Casos há, em que as excepções territoriais se aproximam do mundo universitário do próprio país e dos costumes da Grã-Bretanha.
Quanto ao Supremo Tribunal Federal, predomina a toga preta, não se conhecendo disposições distintivas para o respectivo presidente. Experiência isolada, em 1994 o Federal Chief Justice William Rehnquist adoptou uma toga inspirada no figurino tradicional do British Lord Chancellor, solução que não conheceu continuidade nos mandatos posteriores.
Fonte da II Série, fotos 1 a 9: http://filibustercartoons.com/judges.htm
AMNunes

relojes web gratis