quarta-feira, janeiro 24, 2007



Carta de Joaquim Pinho, escrita em 1976, ao Presidente da Direcção da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra. Muito do que sugere vem a concretizar-se. Dois anos depois surge o "Primeiro Seminário sobre o Fado de Coimbra", a partir do qual o estado calamitoso em que se encontrava a Canção de Coimbra começa a desanuviar-se.
==/==
Apostila à legenda da Octávio Sérgio: precioso e desconhecido documento este, revelando o Dr. Joaquim Pinho em 06/04/1976 invulgares conhecimentos sobre tradições académicas em geral e Canção de Coimbra em particular. Não consigo tirar a limpo quem exercia a presidência da AAC a esse tempo. Seria António de Oliveira Martins, de Cências, representante da UEC? Clara C. Rocha, de Letras? Ou Henrique José Lopes Fernandes, de Direito, ligado à JS? Que eco poderiam encontrar as originais e pioneiras propostas de Joaquim Pinho junto dos jovens dirigentes associativos, numa conjuntura em que a CC era liminarmente rotulada de "fascista"? As preocupações patrimonialistas patenteadas pelo signatário face à delicada situação do Museu Académico, resultam da vandalização dos fundos e doações que tinha sido recolhidos até 1974? Não conheci, mas falei com académicos que dizem ter visto documentação do Museu Académico vandalizada nos jardins da AAC e objectos transformados em cinzeiros e mictórios.
O Dr. Joaquim Pinho é uma pessoa de grande valor e um apaixonado defensor de tudo quanto se relacione com a CC. Muito antes de o conhecer pessoalmente, já dele ouvira falar pela colaboração documental prestada à Escola Municipal do Chiado. Não sei até que ponto a sua vida familiar e profissional lho permitiriam, mas não deixo de pensar que foi uma pena o Dr. Joaquim Pinho não ter conseguido apoiar as sessões práticas iniciais da Escola Municipal do Chiado com módulos téoricos. E também penso que é uma pena nunca ter publicado nada, pois com o seu muito saber, poderia ajudar as jovens gerações de formandos na superação de velha e crónicas lacunas.
AMNunes

relojes web gratis