Em busca de uma imagem: Universidade La Gran Colombia
A Universidade La Gran Colombia, instalada em 1951 e oficializada em 1953, não se tem acanhado da sua "juventude" para demandar a construção de um trajo, insígnias e cerimonial condizente.
Trata-se visivelmente um caso-exemplo de invenção de tradições, conduzido desde 2003 pela Secretaria Geral da UGC e seu representante, Carlos Alberto Pulido Barrantes. Na memória justificativa que suporta a instauração do cerimonial na UGC, Carlos Barrantes intenta um discurso legitimador ancorado nas "togas" romanas e nos exemplos plurisseculares das universidades medievais europeias.
O apelo ao discurso historicista não foi de molde a promover uma aproximação ostensiva da UGC à tradição universitária hispânica, à semelhança do que acontece na Universidade do México. A fotografia supra vinca bem a eclética fusão de elementos da tradição hispânica com outros anglo-saxónicos/universidades norte-americanas.
a) "Latoga", veste talar preta, com mangas largas. A fotografia não possibilita a caracterização;
b) "Muceta", capelo da cor científica, com bainha avivada. Herança salmantina/hispânica evidente;
c)"Birrete", não o hispânico mas o anglo-saxónico, com uma borla franjada, na cor científica;
d) "Beca", faixa de pano na cor científica de cada Faculdade da UGC, dobrada em V sobre o peito. Elemento oriundo da tradição universitária salmantina e conimbricenses (colégios laicos).
Segundo a tradição hispânica, o reitor da UGC tem privilégio de porte de barrete preto.
As cores científicas são as seguintes:
-Direito: vermelho (rojo)
-Arquitectura: cinzento (gris)
-Engenharia Civil: castanho (marrón)
-Ciências da Educação: azul celeste
-Contabilidade/Ciências Económicas (?): azul escuro.
Fontes:
"Universidad La Gran Colombia. Bogotá. Colombia", http://www.ulagrancolombia.edu/co/.
"prueba.gif. Cerimonial y protocolo en La Universidad La Gran Colombia", por Carlos Alberto Pulido Barrantes, http://www.ulagrancolombia.edu.co/.
AMNunes
<< Home