quarta-feira, janeiro 10, 2007

Foi há 20 anos, no dia 23 de Fevereiro de 1987. O andarilho "voou" para outras paragens mas continuou a caminhar connosco, como sempre. Lamúrias e velórios, medalhas e estátuas... tudo há-de vir ao de cima! Nós, Casa do Povo da Longra, concelho de Felgueiras, sabemos o que queremos – porque "conhecemos o Zeca" – já que é natural que se multipliquem pelo país iniciativas evocativas da sua vida, da sua obra e do seu exemplo de cidadania.
Felgueiras, felizmente, vai abrir esse ciclo, no dia 3 de Fevereiro – um sábado –, pelas 21,30 horas, na sala de espectáculos da Casa do Povo da Longra, na Vila da Longra – a 5 quilómetros da cidade, de quem vem de Lousada ou na saída da A11 –, resultado de uma parceria com a Associação José Afonso, com sede em Setúbal, através do seu Núcleo do Norte (Porto).
Esta iniciativa terá como símbolo principal o espectáculo “SOMOS NÓS OS TEUS CANTORES”, e contará com a participação de Francisco Fanhais, Tino Flores, grupo Erva de Cheiro (Lisboa), grupo AJAFORÇA (Porto) e a banda Hyubris. Os actores Alexandre Castanheira e Fernando Soares farão da poesia o eco do homem da "Grândola".
Neste dia vai falar-se também de Adriano Correia de Oliveira, companheiro de canções de luta e de vida de José Afonso, a quem a Casa do Povo da Longra dedicará, em Outubro, um evento de tributo ao cantor da “Trova do Vento que Passa”, na passagem dos 25 anos da sua ida para outras paragens.
Na parte de tarde, pelas 16 horas, haverá lugar a um debate/tertúlia, para o qual foram convidados Alípio de Freitas, presidente da AJA, Isabel e José Manuel Correia de Oliveira (filhos do Adriano), Alexandre Manuel (jornalista e ex-editor do DN), Paulo Alão (músico que participou em algumas gravações do Zeca e do Adriano), Alexandre Castanheira (académico), Soares Novais (jornalista e editor da Arca das Letras), e representantes da Casa do Povo, entre outros que poderão juntar-se.

Preço do bilhete: 10 euros.

A 3 DE FEVEREIRO....ZECA...SEREMOS NÓS TODOS... MELHOR OU PIOR... OS TEUS CANTORES! PARA O QUE DER E VIER...SEM MUROS NEM AMEIAS! IGUAIS POR DENTRO E IGUAIS POR FORA!

Os amigos do Zeca da Casa do Povo da Longra,
Felgueiras
Adão Coelho (presidente da Direcção),
Gonçalo Magalhães (presidente da AG),
José Carlos Pereira (associado e directo colaborador),
entre outros, tudo “gente igual por dentro e igual por fora”.
(n.º telemóvel para eventual informação: 91 609 00 33)

relojes web gratis