Hussardo (1)
Nas imagens que o Prof. Doutor Armando Luís de Carvalho Homem acaba de editar sobre a Universidade de Szegedo (h. c. 2004), proliferam alamares nas becas dos docentes fotografados.
Este elemento ornamental tem a sua origem nas casacas militares dos hussardos dos territórios de leste. Conhecidos e usados desde o século XVI, os "alamares à hussardo" viriam a ser alvo de farta proliferação no mundo ocidental (Prússia, Sérvia, Hungria, Austria, Rússia, Polónia, Países Baixos, Grã-Bretanha, Canadá...).
Vejam-se a presente fotografia e mais dados em:
-"Hussardo", http://enciclopedia.tiosam.com/
-"Hussardo", http://www.wikipedia.org/wiki/hussardo
Alamares semelhantes aos visualizados supra foram usados em dólmenes de gala no Exército Português: vejam-se as aguarelas de Alberto de Sousa, delineadas de acordo com a legislação em vigor no começo do século XX e documentos do Arquivo Histórico-Militar, à venda nos Museus Militares de Lisboa, Coimbra e Porto, para os seguintes casos:
-Dólmen de General, Pequeno Uniforme, desenho de 1911;
-Dólmen para Oficiais da Marinha (Uniforme de Campanha) e Oficiais de Artilharia, desenho de 1911;
-Coronel em Grande Uniforme, "Uniformes", www.mdn.pt/Publicacoes/PDF_simbolos/uniformes.pdf;
-Dólmenes dos retratos oficiais de Costa Gomes e António de Spínola, na obra coordenada por António da Costa Pinto, "Os Presidentes da República Portuguesa", Amadora, Temas e Debates, 2001.
Os diversos usos militares do dólmen com alamares, ora mais simples, ora trabalhados, influenciaram as tendências da moda civil europeia das décadas de 1840-1850-1860. Diversas histórias da moda e do vestuário dão-nos conta de casaquinhas femininas e casacos masculinos curtos com os peitos ornados de "alamares à hussardo".
Se prestarmos atenção à época que acabo de referir, foi precisamente no pico da moda dos "alamares à hussardo" que se fixou em Portugal a ornamentação peitoral da Beca das Escolas Médico-Cirúrgicas. Teria pois muito interesse descobrir se o diploma que instituiu a dita Beca oitocentista se baseou nalgum anteprojecto/memória descritiva e justificativa onde constem elementos mais esclarecedores para o assunto que aqui nos motiva.
AMNunes
<< Home