domingo, janeiro 07, 2007

CD "Cristina Cruz - Coimbra Menina do Meu Olhar"




Horácio Fachada teve a amabilidade de me oferecer este CD, autografado pela cantora, Cristina Cruz. É mais um trabalho produzido por Carlos Jesus, com este na guitarra, António Jesus e Alexandre Cortesão também em guitarra, e nas violas Paulo Larguesa, Bernardino Gonçalves e Fernando Plácido.
Raramente têm aparecido mulheres a cantar o Fado e a Canção de Coimbra mas, quando aparecem, fazem-no com bastante mestria. Temos o exemplo de Maria Teresa de Noronha, para não ir mais longe. Cristina Cruz não foge à regra. Com uma voz de afinação impecável, timbre doce, cristalino, com bons registos nos graves e médios, menos conseguida nos agudos, mas sem desmerecer nota positiva alta, será provavelmente uma rampa de lançamento para que novas vozes apareçam na galáxia coimbrã. Assim o esperamos.
Carlos Jesus apresenta-nos três guitarradas, duas do seu "mestre" António Portugal e uma de Afonso de Sousa. Esta está um pouco adulterada em relação ao original, talvez por opção do instrumentista. As do seu "mestre" estão como este as quereria tocadas, provavelmente.
Há peças inéditas de Manuel Portugal, com poema de David Mourão Ferreira e de António Jesus. É de realçar este facto, pois só assim se poderá dizer que a Canção de Coimbra não morreu.

relojes web gratis