segunda-feira, janeiro 29, 2007


No Bussaco
Fernando Dias Marques (g) e José Manuel Beato (viola e voz), numa festa de casamento no Hotel do Bussaco (16/12/1995).
Manhã: um abraço fraterno ao Fernando Marques que hoje defende provas de Mestrado em Ciências da Educação com uma tese inédita sobre o ensino da Guitarra em Coimbra.
Tarde: "Uma Guitarra com Gente Dentro. O Ensino-Aprendizagem da Guitarra de Coimbra na Tradição Oral em Comunidades de Prática", foi a tese de 234 páginas defendida com sucesso na Sala do Conselho da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC (antigo Colégio da Sapiência) pelo nóvel Mestre em Ciências da Educação, Fernando Dias Marques.
O candidato teve como orientadora científica a Prof. Doutora Teresa Pessoa e como arguente a Prof. Doutora Salwa Castelo Branco, do Departamento de Etno-Musicologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Fernando Marques apostou no acompanhamento de alguns centros de ensino prático da Guitarra em Coimbra e no tratamento das informações obtidas em 10 entrevistas. Prestaram informações ao candidato Octávio Sérgio, Paulo Soares (Jojó), Carlos Alberto Dias e muito substancialmente Jorge Gomes.
A apresentação foi apoiada pela projecção de um power-point com trechos do filme de Edgar Pêra sobre Carlos Paredes e segmentos de aulas orientadas por Jorge Gomes.
De esperar é que todo este trabalho traga ao autor os melhores frutos.
AMNunes

relojes web gratis