SEGUNDO REITORADO DE SEABRA SANTOS
O Doutor Fernando Seabra Santos foi eleito na 2ª feira, dia 15 de Janeiro, para um segundo mandato como Rector Magnificus, Cancelarius et Prelatus Universitatis Coninbrigensis.
Segue-se o relato colhido na comunicação social.
"SEABRA SANTOS REELEITO
REITOR QUER MAIS OFERTA EDUCATIVA
Por João Henriques
Fernando Seabra Santos foi ontem reeleito reitor da Universidade de Coimbra (UC), com 74,6 por cento dos votos, mantendo-se, durante mais quatro anos, no cargo para o qual já tinha sido escolhido em 2003. A reeleição do professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia acabou por ser facilitada pela ausência de outros candidatos.
No manifesto eleitoral, Fernando Seabra Santos – que só falaria à Imprensa ontem à noite, depois de apurados os resultados – declarava a intenção de continuar a reor-ganizar e alargar a oferta educativa, promovendo o combate ao insucesso escolar, além de pretender o reforço do lugar central das actividades de investigação científica e da componente da formação pós-graduada.O aumento da capacidade atractiva da UC, passando pela melhoria no apoio social aos estudantes, é outro dos objectivos assumidos pelo reitor, que pretende reforçar a aposta nas Ciências da Saúde e da Vida, concluir alguns projectos estruturantes ao nível das instalações e continuar a estratégia de abertura ao meio e de aproximação às empresas.Eleito em 2003 com o voto dos estudantes, Fernando Seabra Santos não manteve um relacionamento fácil com a comunidade estudantil. Os conflitos verificados em 2004, quando solicitou a intervenção da Polícia para evitar mais um boicote à fixação das propinas, foram apenas um dos muitos problemas que enfrentou.O Processo de Bolonha surgiu como outra das razões que explicam o aparente afastamento entre o reitor e os estudantes que, ao longo do anterior mandato de Seabra Santos, não pouparam nas acções contestatárias, em que se incluíram o fecho a cadeado da Porta Férrea e a invasão da sessão solene de abertura das aulas.Na declaração de candidatura, o reitor afirmou estarmos a viver “tempos de profundas transformações no sistema de Ensino Superior” e que os próximos quatro anos são “particularmente importantes neste contexto”. O desejo de viver este no-vo período de reformas em ambiente de “mudança tranquila” serviu de mote à candidatura de Fernando Seabra Santos.O reitor é eleito por escrutínio secreto pela Assembleia da Universidade, um colégio eleitoral que integra 50 por cento de docentes, 35 por cento de estudantes e 15 por cento de funcionários. Cada mandato tem a duração de quatro anos, não sendo admitida a terceira reeleição.
PERFIL
Fernando Seabra Santos é natural de Coimbra, onde nasceu em 1956. Filho de um casal de médicos, viveu a infância entre a Tocha e Coimbra, onde tirou o curso de Engenharia Civil, especializando-se em Hidráulica. Foi nadador federado e é praticante de mergulho. Viveu o 25 de Abril como estudante e foi um dos fundadores do grupo musical Brigada Victor Jara. Foi vice-reitor da Universidade de Coimbra nos dois mandatos de Fernando Rebelo, vindo a ocupar o cargo de reitor em 2003".
[foto e texto retirados do "Correio da Manhã" on line, edição de 16 de Janeiro de 2007, http://www.correiomanha.pt/, AMNunes]
<< Home