Fotografia do estudante do Liceu de Évora António Augusto Carvalho (ca. 1922), com anterior passagem pelo Liceu Pedro Nunes (Lisboa), estabelecimento onde também se usou esta barretina. O "Tacho", era uma variante do Fez (sem borla no centro da copa), muito semelhante à Calotte dos estudantes universitários católicos belgas, referida neste Blog em post de 15/03/2007. Terá sido usada por alunos/alunas da Academia do Porto entre 1916 e a década de 1920, conforme se deduz das fotos e legenda publicadas pelo Dr. João Caramalho Domingues neste mesmo Blog em 09/01/2006.
Nos meios estudantis de Évora, Lisboa e Porto, onde há conhecimento de ter sido usado, o "Tacho" era uma peça de indumentária complementar da Capa e Batina. Não sabemos quando caíu em desuso, mas talvez se possa apontar a passagem dos anos vinte para o decénio de 1930.
Os estudantes portugueses do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário não adoptaram no após 1974 nenhum símbolo distintivo, embora largo espectro deles faça uso da vulgar e democrática "casquette", de que se falará noutra imagem.
Fonte: documento cedido por José Anjos de Carvalho
AMNunes
<< Home