sábado, maio 07, 2005


Partitura de "Tarde de serenata" (2) de Paulo Soares - Jojó. Esta é uma peça esteticamente bastante evoluída, melodiosa, com modulações muito bem conseguidas, com bom aproveitamento dos bordões e com um leve sabor a música erudita. Vale a pena o esforço de aprendizagem.
Vou transcrever o que o autor escreveu:
"1988. Tarde do dia em que começava a Queima das Fitas. No ar, uma ansiedade crescente que todos nós sentíamos e para a qual contribuíamos na expectativa do começo das Festas. Nessa noite, às 0h00, cumprindo a Tradição, actuaria uma vez mais no rito de abertura das celebrações académicas: a Serenata Monumental.
Estava numa das salas da Secção de Fado da AAC. Num repente, surgem na ideia sons de guitarra. Estava com o Luís Carlos Santos, que comigo e outros amigos(1) fazíamos o grupo Praxis Nova. Pedi-lhe que viesse para a sala contígua. Começámos a tocar, eu compondo dizendo-lhe ao mesmo tempo quais os acordes de acompanhamento. Minutos depois, mais uma peça de guitarra passara a existir. Chama-se Tarde de Serenata, em homenagem à sua nascença.

(1) Grupo Praxis Nova; 1990. Guitarras: Paulo Soares, José Rabaça; violas: Luís Carlos Santos e Carlos Costa; vozes: Rui Moreira e Luís Alcoforado".
Posted by Hello

Etiquetas:

relojes web gratis