quarta-feira, junho 29, 2005


Biografia de Virgílio Caseiro inserta na sua tese de Mestrado sobre a História do Orfeon Académico, no ano de 1992
Virgílio Caseiro nasceu em Ansião em 1948 e aqui fez os primeiros estudos liceais.
Concluiu-os de seguida em Coimbra, e aqui entrou na Universidade, frequentando o curso de Engenharia Mecânica. Em simultâneo, inscreveu-se no Orfeon e nele actuou como 1º Tenor. Também se inscreveu no G.E.F.A.C. (Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra), logo no ano da sua fundação.
Concluído o serviço militar, optou definitivamente pela carreira musical. Nesse sentido, terminou em 1978 o Curso Superior de Canto, no Conservatório Regional de Música de Coimbra e obteve, em 1988, o grau de licenciatura em Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Tem dado o seu contributo vocal a vários coros para além do O.A.C., nomeadamente ao Coral das Letras da Universidade do Porto, ao Grupo de Música Vocal Contemporânea do Porto e ao Choral Pholifonico de Coimbra, do qual foi também preparador vocal.
Como maestro, criou e dirigiu desde a sua fundação o Coro de Professores de Coimbra, coro que abandonou em 1982 para assumir a direcção do Orfeon, que continua a reger.
Ainda como maestro, criou e dirigiu a Orquestra de Câmara de Coimbra e o Grupo de Música medieval e renascentista, ''Ars Musicae''.
Actualmente é Professor Adjunto Equiparado da Escola Superior de Educação, e aqui coordena o Departamento de Educação Musical.
Tem vários artigos publicados em jornais e revistas, é colaborador do Jornal de Coimbra e das Rádio T.S.F. e 90 FM, onde detém um programa semanal denominado ''Diálogos sobre Música''.
Paralelamente a estas funções, tem vindo a realizar, como maestro, concertos em Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Holanda, Suíça, Áustria e Itália.
Em todos estes países e, para além deles, nos Estados Unidos da América e em Angola, tem dado também concertos como cantor solista.
Posted by Hello

relojes web gratis