quarta-feira, novembro 23, 2005

Variações em Lá menor de Armando de Carvalho Homem



























































































Partitura de "Variações em Lá menor" de Armando de Carvalho Homem. Peça muito interessante, para guitarra de Coimbra, gravada já por Pinho Brojo, embora com algumas alterações, devido a ter ido às memórias de quando tocou com o autor. Acontece que isto foi há largos anos e a gravação foi já feita nos últimos anos de sua vida.
Possuo uma gravação, passada para CD, do próprio autor, feita em casa e acompanhado por seu filho Armando Luís de Carvalho Homem, na viola e por Mário Freitas, a segundo guitarra. Como é óbvio, não está gravada nas melhores condiçõres, mas dá para aquilatar do fino trato com que o autor dedilhava o instrumento e do magnífico som que dele tirava.
Esta é uma guitarrada tradicional de Coimbra, de muito bom gosto, moderna para a época em que foi elaborada, com um grau de dificuldade mediano. Neste tipo de peças, a maior dificuldade está na expressão. E este aspecto, as partituras não o indicam. Há que a saber interiorizar.
Estão marcadas com números as cordas em que cada nota é tocada. Depois de uma corda indicada, até ao aparecimento de outro número, todas as notas se tocam nessa corda. Quando há repetições, já não se indicam as cordas. Os números vão de 1 a 6, partindo da corda mais fina.
É claro que poderá ser tocada doutra forma. Cada um escolherá a melhor maneira de o fazer, tentando sempre obter os melhores resultados. Na maior parte das notas ligadas por um traço, não significa que se deva ouvir o arrastar, mas sim, que são tocadas com o mesmo dedo da mão esquerda.

relojes web gratis