quinta-feira, janeiro 26, 2006


Voluta da Guitarra de Mansilha Posted by Picasa
Grande plano da voluta floral entalhada da Guitarra do Porto que pertenceu ao Dr. Manuel Mansilha (oficina portuense desconhecida, década de 1890). Trata-se de uma herança da Guitarra Inglesa que transitou para a Guitarra do Porto e também para alguns modelos iniciais da Guitarra de Coimbra. São conhecidas variantes, com a flor mais alongada.
A Guitarra do Porto ainda era localmente fabricada e utilizada nas décadas de 1920 e 1930, embora com crescente tendência para o seu abandono em virtude da popularização dos tipos de Lisboa (grupos e espaços ligados à prática do Fado) e de Coimbra antigo (formações estudantis). Um dos últimos grandes tocadores locais da Guitarra do Porto, no chamado "estilo do Porto", terá sido o corretor José SÁ, guitarrista eclético, oscilando entre o Fado, as modas de salão e da rádio, as cançonetas do teatro, e repertório de Coimbra. Nos finais da década de 1920 José Sá ensinou guitarra, pelo modelo do Porto, ao jovem portuense Tomás Archer de Carvalho (1914-1994) que depois veio a ser monge da claustra de Singeverga. O referido tocador, José Sá, tinha um duo com o viola Arnaldo Correia, tendo gravado em Lisboa, no mês de Fevereiro de 1928, na editora Columbia, vários discos de instrumentais no chamado "estilo do Porto": Variações Sobre o Fado em Ré Maior, Variações em Ré Menor, Fado Martins em Ré Menor, Fado das Passagens da Vida e ainda outro cujo título não conseguimos decifrar.
Agradecimentos: José Archer de Carvalho e José Moças
AMNunes

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