Guitarra de Peres de Vasconcelos
Guitarra Toeira de Coimbra, com escala de 17 trastos ligeiramente abaulada, voluta oval clássica, decoração austera, ilharga baixa (6 cms ao atadilho, 5 cms ao cepo), proveniente da oficina do violeiro Raul Simões. Cordofone tipicamente anos 20. Facto insólito, apresenta dois cavaletes.
Miguel A. Peres de Vasconcelos, antigo estudante da UC e executante de guitarra, demora um ilustre desconhecido. Após a conclusão do curso dedicou-se ao ensino liceal, tendo desempenhado o cargo de Reitor no Liceu de Viseu (inícios da década de 1930), Liceu de Lourenço Marques e Liceu de Guimarães (?).
No final da década de 1920 (ano de 1928) gravou discos para a editora Columbia, estando inventariados:
-Variações em Dó Sustenido Menor, de Peres de Vasconcelos. Solo de guitarra por P. de Vasconcelos, Columbia J 858 P 330;
-Variações em Lá Menor (referido como popular), Columbia J 858 P 229;
-Variações Sobre o Fado em Ré Menor, Columbia J 829 P 297;
-Variações em Fá Menor, Columbia J 829 P 298.
Em modo de comentário acrescentaria os seguintes dados: não deixou de constituir uma boa surpresa encontrar a guitarra de Peres de Vasconcelos depositada no Museu Académico; as primeiras duas composições, prensadas no primeiro dos discos indicados, eram conhecidas e tocadas por António Carvalhal, executante que as ensinou a José Maria Amaral; tive o ensejo de escutar as duas faixas do disco que pertenceu a António Carvalhal. Peres de Vasconcelos pareceu-me um executante acentuadamente arcaico, quando confrontado com outros tocadores da década de 1920; não está identificado o tocador de violão de cordas de aço que gravou com Peres de Vasconcelos.
Imagem: guitarra depositada no Museu Académico
Agradecimentos: Doutor Armando Luís de Carvalho Homem, Dr. Artur Ribeiro (Museu Académico), Dra. Mariberta Carvalhal, Dr. José Maria Amaral, José Moças (Tradisom)
AMNunes
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