sexta-feira, junho 30, 2006

Relação das gravações em que participou José Tito Mackay (1936-2006) como executante de Viola de Acompanhamento
Por José Anjos de Carvalho e António M. Nunes

José Tito Mackay Ferreira dos Santos acompanhou regularmente Jorge Tuna entre 1958 e os primeiros anos da década de 1960 (1961), na qualidade de executante de viola de cordas de nylon. Por exemplo, na digressão da TAUC a Angola, corria o mês de Agosto de 1958, aparece na formação Jorge Tuna/José Niza (gg), José Tito Mackay (v nylon), Sutil Roque e José Afonso. O viola Durval Araújo Cerqueira Moreirinhas ter-se-á juntado ao núcleo inicial um pouco mais tarde. O mesmo terá acontecido com Jorge Godinho, executante de 2ª guitarra que após o desmembramento do Coimbra Quintet em 1958 (liderado por António Portugal) transitou para o Grupo de Jorge Tuna.
O Grupo de Jorge Tuna assumiu-se essencialmente como uma formação vocacionada para concertos instrumentais de palco. Tuna acompanhou cantores, é certo, e também participou em serenatas, mas a qualidade do desempenho do grupo na interpretação de composições instrumentais é muito superior aos pouco convincentes arranjos de acompanhamento de cantores.
Tito posiciona-se definitivamente entre os pioneiros da viola nylon na Coimbra académica, com Paulo Alão (figura fundante) e Durval Moreirinhas. 1959 pode ser considerado o ano da constituição da quadrilha instrumental Jorge Manuel Casqueiro Lopo Tuna (solista de Guitarra de Coimbra), António Jorge Godinho Marques (2ª guitarra), Durval Araújo Cerqueira Moreirinhas (viola nylon) e José Tito Mackay Ferreira dos Santos (viola nylon). 1959 foi também o ano em que Jorge Tuna compôs as suas duas primeiras obras de autor, respectivamente Variações em Mi Menor e Variações em Lá Menor. Que seja do nosso conhecimento, Tito Mackay não é autor de nenhuma composição. Tito Mackay foi sócio da TAUC desde o ano de 1955 até 1961. Na década de 1990 integrou os Antigos Tunos da UC com quem gravou um cd.

EP BALADA. BARROS MADEIRA, Porto, Rapsódia EPF 5. 092, gravado em Coimbra no dia 29 de Março de 1960. São 4 faixas cantadas por João Barros Madeira, acompanhado pela tocata Jorge Tuna/Jorge Godinho (gg) e Durval Moreirinhas/José Tito Mackay (vv nylon):
-Olhos Verdes (Os teus olhos verdes, gaiatos), igual a “Um Fado de Coimbra” de Paulo de Sá
-Balada (Adeus, adeus, vou partir), de Barros Madeira
-Fado da Ansiedade (O mundo dá tanta volta), de Francisco Menano
-Fado da Despedida do 5º Ano Médico de 1938, de João Jardim

Sobre esta gravação releia-se o texto de José Anjos de Carvalho/António M. Nunes editado no blog em 04/12/2005 ("O primeiro EP gravado por Barros Madeira").

EP SÉ VELHA. GUITARRAS DE COIMBRA, Porto, Rapsódia EPF 5.093, gravado em Coimbra no dia 30 de Março de 1960, com a formação Jorge Tuna/Jorge Godinho (gg) e Durval Moreririnhas/José Tito Mackay (vv nylon). Contém os seguintes instrumentais:
-Variações em Mi Menor (Jorge Tuna)
-Variações em Lá Menor (Jorge Tuna)
-Variações em Ré Menor (Flávio Rodrigues)
-Variações de Coimbra (Afonso de Sousa)

As quatro faixas referidas foram remasterizadas no CD "Jorge Tuna. Coimbra", Porto, EDISCO, ECD 133, ano de 2000.
As Variações em Ré Menor e as Variações em Mi Menor foram remasterizadas no CD "Coimbra tem mais encanto", Porto, EDISCO, ECD 138, ano de 2000, faixas 4 e 10.
Para mais desenvolvimentos e contextualização da obra artística contida nos primeiros eps da formação liderada por Jorge Tuna, veja-se de Armando Luís de Carvalho Homem “Jorge Tuna: para uma abordagem ternária de um Mestre da Guitarra de Coimbra”, Separata da Revista Portuguesa de História, Tomo XXXVI – Volume 2, Coimbra, 2002-2003.


CD 15 ANOS DEPOIS... ANTIGOS TUNOS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA, Coimbra, ano de 2000, faixas 15 e 16:
-No Lago do Breu, de José Afonso, cantada por Joaquim Serra Leitão com José dos Santos Paulo/Octávio Sérgio (gg) e José Tito Mackey/Humberto Matias/Aurélio Reis (vv)
-Menina e Moça (Coimbra, menina e moça), de Fausto Frazão. Canta José dos Santos Paulo, acompanhado pela formação supra-mencionada.

No referido disco, Mackay participa ainda em mais 10 faixas tocadas pela “Orquestra”, a cujo naipe de violas pertencia:
-Hino Académico de Coimbra (José Cristiano de Medeiros)
-Balada para um Menino Raro (João de Oliveira Anjo)
-Maio, Maduro Maio (José Afonso)
-Malhão (popular)
-Largo (Haendel)
-The Entertainer (S. Joplin)
-Plantation Song (Maurice Thiriet)
-Balada de Coimbra (José Elyseu)
-Olhos Negros da Guiné (popular)
-Coimbra (Raul Ferrão)
Agradecimentos: Dr. João Barros Madeira, Prof. Doutor Jorge Tuna, Durval Morerinhas, Prof. José dos Santos Paulo, Sandra Cerqueira (Edisco), Adamo Caetano (ex-Presidente da TAUC), Prof. Doutor Armando Luís de Carvalho Homem. Este texto foi melhorado e actualizado, tendo em conta as sugestões do Doutor ALCHomem.

relojes web gratis