domingo, outubro 22, 2006


Santo António Doctor Posted by Picasa
Rara e curiosa imagem polícroma de Santo António, com túnica e capa de franciscano, a que acresce Capelo de alamares, a realçar a sua condição de "Doctor Evangelicus". Infelizmente não foi possível apurar a origem desta escultura, cuja fotografia constava dos documentos particulares do falecido Dr. Paulino Gomes. Inquirido sobre a eventual existência desta imagem em alguma igreja, capela, convento ou museu da Região de Coimbra, o historiador de arte Prof. Doutor Nelson Correia Borges declara desconhê-la.
A fotografia referida veio publicada numa obra de 2003, mas a editora informa não possuir elementos que permitam esclarecer as origens desta peça escultórica sacra. De acordo com a mesma editora, o autor dos textos e da recolha iconográfica, activo no Porto e recentemente falecido, não deixou qualque pista que permita identificar no imediato a proveniência da imagem.
Fonte: Paulino Gomes, "Coimbra. Futuro com História...", Vila Nova de Famalicão, Héstia Editores, 2003, p. 38, foto 1, reproduzida mediante autorização da editora.
Agradecimentos: Héstia Editores
AMNunes

relojes web gratis