domingo, dezembro 10, 2006


Doutor Francisco Suarez Posted by Picasa
Retrato do Padre Doutor Francisco Suarez (Granada, 1548; Lisboa, 1617), doutorado em Teologia pela Universidade de Salamanca (1571), lente em diversas instituições de Espanha, Itália e Universidade de Coimbra.
Nesta gavura, o "Doctor Eximius" apresenta-se com a roupeta dos membros da Companhia de Jesus e o Barrete doutoral de Teologia da Universidade de Salamanca (barrete preto de quartos, borla branca e franjados pendentes)*. De acordo com os costumes protocolares da UC, Suarez encontra-se correctamente figurado, uma vez que os eclesiásticos que fossem membros do corpo docente apenas eram obrigados a trazer o Barrete doutoral e o Anel doutoral, com privilégio de dispensa de Capelo. Este privilégio, próprio do Rector quando "prelado", do Cancelarius e demais lentes clérigos seculares, era extensivo ao clero regular. Instituída no século XVI, a Companhia de Jesus não gozou logo deste privilégio na UC, o qual lhe foi concedido pela Regente Rainha D. Catarina mediante Alvará de de 02 de Janeiro de 1560.
=/=
*Conforme refere Armando Luís de Carvalho Homem nas suas saborosas "«Estórias à Lente", a arguição de provas de graduação chegava a atingir momentos de exaltação impróprios para candidatos mais timoratos. António de Vasconcelos refere que quando as arguições atingiam as culminâncias da exaltação demagógica, o Doutor Suarez se desbarretava em sinal de protesto e só voltava a cobrir-se quando os ânimos serenavam. Cf. António de Vasconcelos, "Escritos Vários", Volume II, Coimbra, Edição do AUC, 1988, pp. 206-207. A investigação relativa a Suarez foi iniciada em 1897, por solicitação da Faculdade de Teologia.
AMNunes

relojes web gratis