terça-feira, dezembro 26, 2006

A Europa de Leste ou "o eu" e "o outro" (2) - Ainda na Eslováquia

1.
2.

3.


4.



5.

Imagens de um doutoramento h.c. na Universidade Técnica de Kosice (Eslováquia), 2005
Comentário: As imagens, quase por si próprias, dão-nos a tal antítese a que o título alude. Porque se a beca da Universidade outorgante do grau é, de base, relativamente austera, já as insígnias de função se apresentam algo sumptuárias. E quanto às personagens visíveis (ou entrevisíveis) nas imagens 2., 3. e 5. ...
Repare-se: a doutoranda - a química russa Irina Guberova - ostenta uma beca preta subida até ao pescoço; sobre os ombros um peça sobreponente (tipo capelo), na mesma cor; cobre a cabeça com uma gorra dotada de corpo central e abas; a medalha doutoral pende de epitógio de seda vermelha-escura; e o maior luxo parece estar no «canudo», i.e., a caixa cilíndrica em veludo vermelho que contém o diploma doutoral.
Na mesa, duas personagens masculinas e uma feminina com gorras mais simples, algo 'aparentadas' com as boinas do País vizinho; as becas respectivas parecem também algo diferentes: maior simplicidade nos ombros e parecendo, pelo menos num dos casos, dotadas de uma gola: neste último caso (imagem 4.) deve tratar-se do Reitor e a beca é mais aberta, deixando ver gravata e colarinho. As personagens da mesa (imagem 2.; Reitor +, por hipótese, Vice-Reitor e Directores de Unidades Orgânicas) ostentam ainda medalha pendente de cadeia de metal branco. A medalha e a cadeia reitorais são de dimensão e peso francamente superiores. Finalmente, o Reitor usa ainda uma longa estola de pele branca (arminho ?).
Na figura 2. podemos ver, de perfil, vários lentes com beca e gorra (esta semelhante à dos lentes da mesa) em vermelho-alaranjado (serão da mesma Universidade ? ou será que a doutoranda usa o traje da Universidade de origem ?). E é aqui que a sumptuosidade se superlativiza: na imagem 5. reaparece-nos um desses lentes: também ele usa uma estola como a do Reitor, só que de pele em cor cinza intermédio.
O «eu» e o «outro»...
(comentário colocado em 2006/12/29).
Armando Luís de Carvalho HOMEM


relojes web gratis