domingo, abril 01, 2007


Júlio de Vilhena (10)
Júlio Marques de Vilhena (1845-1928), oriundo do Alentejo, formado em Direito pela UC em 1871, distinguiu-se como advogado, militante do Partido Regenerador, Par do Reino, Conselheiro de Estado, Ministro, Juiz e Governador do Banco de Portugal (1895-1907).
Almejando a carreira docente, a 14 de Julho de 1872 JMV defendeu actos magnos de doutoramento na Fac. de Direito da UC. A promessa de ingresso no claustro doutoral da UC parecia advinhar-se, pois em 1873 e 1874 JMV regeu algumas cadeiras de Direito na sua Alma Mater Studiorum. Aberto concurso, a Fac. de Direito seleccionou não JMV (apesar do seu brilhante currículo), mas Avelino Calisto e José Pereira de Paiva Pita, utilizando como critério último de desampate a antiguidade.
Desiludido com o desfecho do concurso, e à semelhança do que acontecera a Teófilo Braga, JMV abandonou Coimbra e foi estabelecer-se em Lisboa.
JMV não ficaria esquecido durante a Crise Académica de 1907. Na Câmara dos Deputados e nos jornais nacionais de grande tiragem discutiam-se empolgadamente os assuntos estudantis de Coimbra, conferindo-lhes uma importância que não mais voltariam a ter no decurso da centúria.
O antigo estudante de Coimbra e advogado Cunha e Costa proferiu na noite de 26 de Março de 1907, na Sociedade de Geografia de Lisboa, uma longa palestra onde increpava a UC e a sua Fac. de Direito, relembrando os nomes de doutorados preteridos como Teófilo Braga, Júlio de Vilhena e Alves de Sá (transcrição parcial em "O Século", 27/03/1907).
Convidado a palestrar no mesmo local e data, o Doutor JMV optou por distanciar-se do intervencionismo de Teófilo Braga. Agradeceu amavelmente o convite, argumentando que preferia debater o assunto na Câmara dos Pares. Já Borges Grainha e José de Magalhães aceitaram o convite, tendo palestrado ao lado de Cunha e Costa.
Fontes on line:
-"Júlio Marques de Vilhena",
-"CMFA. Personalidades",
-"Júlio Marques de Vilhena, nota biográfica e retrato por Eduardo Malta (1969) no site do Banco de Portugal,
AMNunes

relojes web gratis