quinta-feira, junho 30, 2005

Comentários de Armando Luís de Carvalho Homem ao texto que se segue de António M. Nunes

É «vox populi» na Academia do Porto que a versão feminina do traje académico remonta aqui aos anos 40, no âmbito do Orfeão Universitário do Porto, primeiro Coro Universitário misto a nível nacional (experiência pioneira em 1937, continuada sem soluções a partir de 1942/43). Mas em tudo isto só conheço testemunhos orais, apontando o uso de um «tailleur» preto não-estandardizado sob a capa. Bem poderia valer a pena um contacto com ex-OUP's como Flávio Serzedelo de Oliveira, Rui Vasconcelos Bessa ou Raul Barros Leite, todos eles geralmente bem informados. A Associação dos Antigos Orfeonistas da UP (AAOUP) tem actualmente sede em edifício anexo à Fac. Direito (ex-Engenharia), à Rua dos Bragas.
O texto de António Nunes é, como sempre, um óptimo e bem documentado contributo. Para ele um permanentemente renovado abraço.
Segue-se um segunco comentário:
Os naipes femininos surgiram no OUP logo em 1937, no Sarau de Gala comomorativo do Centenário da Academia Politécnica (antecessora das Facs. de Ciências e, indirectamente, de Engenharia), sob a regência do Maestro Afonso Valentim (da Costa Pinto, 1897-1974), que depois a manteria de 1942 a 1967; as Senhoras envergaram então blusa branca e saia preta talar. Em momento subsequente terão colocado nos saraus uma capa sobre este conjunto. E num 3.º momento surgirá então o «tailleur» preto de características não-estandardizadas (julgo que nos anos 40 seria bem mais corrente que hoje uma jovem universitária ter uma tal peça no seu-guarda-roupa, e como que intuitivamente se pensar nela para complemento da capa). Mas faltam-me, evidentemente, dados cronológicos mais concretos. Uma consulta a nomes como os mencionados e a algum dos raros sobreviventes desse tempo poderá ser útil. Acrescentarei o nome do antigo estudante de Matemática JOÃO DOMINGOS, muito interessado na Tradição Portuense, actualmente doutorando numa Universidade inglesa (o Paulo Soares conhece-o, e talvez possua o contacto).
Armando Luís de Carvalho Homem.

relojes web gratis