segunda-feira, janeiro 09, 2006


-Guitarra Toeira de Coimbra de violeiro não identificado, restaurada por Armando Neves, Coimbra, no ano de 1945.
Fabrico do 1º quartel do século XX, pouco primoroso, com a caixa de ressonância desproporcionada em comparação com o pronunciamento do braço. Cordofone danificado, tendo desaparecido a chapa de leque, as cordas, o cavalete e o atadilho. Sistema de escoramento com duas travessas. Nos tampos vemos pinho Flandres, sendo o braço e a voluta floral em cedro. Apresenta escala tendencialmente plana (ligeiro abaulamento), de 17 pontos, medindo em cima 3,5 cms e em baixo 4,5 cms. Os pontos são de latão, embutidos em sucupira. A corda vibrante tem de 42 cms. O tampo atinge 38,2 cms e a boca 8,3 cms.
As costilhas são do mais baixo que temos observado, com 4,5 cms junto ao cepo e 5,5 cms no espaço de fixação do atadilho. O estudioso Armando Simões conviveu bastante com o guitarreiro Armando Neves, frisando que, embora muito apreciados, estes modelos com ilharga excessivamente rebaixada prejudicavam a qualidade do som.
Instrumento fotografado na Oficina de Fernando Meireles e ali medido e estudado com a colaboração de Jorge Gomes, em 15/02/2002.
AMNunes Posted by Picasa

relojes web gratis