segunda-feira, janeiro 09, 2006


-Guitarra Toeira de Coimbra, oriunda da oficina de António Duarte Mendes, sita na Figueira da Foz, sem data, seguramente anterior a 1920. Madeiras baratas (plátano), fabrico pouco cuidado, muito danificada no tampo superior e ilharga, sem cordas, chapa de leque e atadilho.
Apresenta escala em pau santo, de 17 pontos, tendencialmente plana (ligeiríssimo abaulamento), com os trastos em latão. Tinha chapa de leque com sistema de parafuso sem-fim (desaparecida) e voluta floral, por manifesta influência da Guitarra Inglesa e da já definida Guitarra do Porto. Sistema de escoramento do tampo com duas travessas. A ilharga, junto ao cepo, mede 5 cms de altura. Junto ao atadilho atinge 6,1 cms, correspondendo à mil vezes referida ilharga rebaixada da antiga Guitarra Toeira. A caixa de ressonância tem 34,5 cms de largura e a corda vibrante atinge 44 cms de extensão. A escala atinge em cima 4 cms e em baixo 5 cms. A boca, redonda, tem diâmetro de 6,7 cms. Decoração frugal, apenas com embutidos lineares na caixa e na boca.
Cordofone fotografado na Oficina de Fernando Meireles em 15 de Fevereiro de 2002 e ali estudado e medido por Jorge Gomes.
AMNunes Posted by Picasa

relojes web gratis