segunda-feira, fevereiro 27, 2006


Dois lentes de História Medieval
(FL/UP, 2006/01/18)

À esquerda João Silva de Sousa (UNL); à direita o autor destas linhas (UP). O lente da UNL enverga a actual versão (2003 ss.; reitorado do Doutor Leopoldo Guimarães [Fac. Ciências e Tecnologia]) do traje da sua Universidade, já aqui aludida em «comment» a um post de António M. Nunes que mostra um antigo Reitor da UNL no doutoramento h.c. de Juan Carlos I pela UC (1989). Como é patente, trata-se de uma túnica longa e larga, de aspecto algo anglo-saxónico, extremamente leve e fácil de envergar, apertando apenas com um par de alamares; da base dos ombros, quer à frente, quer atrás, partem verticalmente duas longas barras de veludo negro; usada aqui sem o chapéu regulamentarmente previsto; ausência também de medalha e epitógio (que, para a Fac. Ciências Sociais e Humanas, é azul escuro com duplo debrum verde [cor da UNL]).

O lente portuense enverga o actual «traje doutoral» da UP (aprovado pelo Senado respectivo em Jan.2003, reitorado do Doutor José Novais Barbosa, Fac. Engenharia-Eng.ª Civil). Concebido pelo alfaiate FERNANDO DE ALMEIDA
* (com atelier à R. de Santa Teresa, ângulo com a Praça Guilherme Gomes Fernandes), representa uma simplificação radical das opulentas becas oitocentistas que na UP se prolongaram até aos alvores do presente século
**; os folhos e pregas foram reduzidos à expressão mais simples; faixa de seda de uma só volta na cintura, apertando com colchetes e prolongando-se do lado esquerdo (junto à abotoadura) em dupla borla de serigaria, opcionalmente preta (como é aqui o caso) ou na cor da Unidade Orgânica (para a Escola em questão o azul-escuro); usado com chapéu troncónico (facultativo e pouco usado, de longa data, na UP), ornado de pom-pom (roseta) na cor da Unidade Orgânica, do qual divergem para a periferia 4 «cristas»
***; medalha da UP, pendente de escapulário (que remata triangularmente nas costas) também no azul de «Letras»; laço branco, na tradição oitocentista das Escolas Médico-Cirúrgicas de Lisboa e do Porto.

Porto, 18 de Fevereiro de 2006

Foto de Susana Cunha

Texto de Armando Luís de Carvalho Homem

* Há aqui uma situação de homonímia com o alfaiate e escultor FERNANDO ALMEIDA, da ACADEMIA DE CORTE M. GUILHERME ALMEIDA L.da (à Rua da Palma, Lisboa), a quem se deve a concepção – entre muitos outros – do actual traje da UNL.
** Não houve nunca no Porto uma reforma aligeirante do traje, como a de Marcello Caetano quando Reitor da UL (1960).
*** Nada disto é visível na imagem. Posted by Picasa

relojes web gratis