domingo, fevereiro 05, 2006


Mestre Miguel Pimentel Posted by Picasa
Miguel de Braga Pimentel nasceu na Freguesia da Maia, Ilha de São Miguel, em 1940. Começou a aprender a arte da Viola da Terra aos 7 anos com seu pai Manuel Moniz Pimentel. Em 1964 ingressou nos quadros da Polícia de Segurança Pública. A partir de 1982 ministrou regularmente no Conservatório de Ponta Delgada cursos de Viola da Terra. Tem discos gravados com a cantora e estudiosa Maria Antónia Esteves, sendo de referir os LPs "Mangericão da Serra" (1984), "Canto do Prisioneiro" (1988) e o CD "Maria Antónia Esteves. Com este rosto ao vento" (2005). Fundou e actuou durante anos com a formação Grupo Micaelense de Violas da Terra. Além de tocador e estudioso da música tradicional regional, Miguel Pimentel tem-se dedicado à arte da violaria.
Aquando do último contacto telefónico, Miguel Pimentel informou-me que de quando em vez interpreta versões instrumentais de "baladas de Coimbra" na sua viola. Num desejável 1º encontro de tocadores de Viola Toeira (para quando?) teria todo o interesse trazer a Coimbra Miguel Pimentel, solicitando-lhe colaboração para acções de formação e fazendo-o gravar algumas dessas "baladas".
Eis um virtuoso cuja obra merece mais larga divulgação. Aliás, figurou nas recolhas de José Alberto Sardinha vazadas na antologia sonora do Jornal de Notícias (1997) e em 2005 num programa transmitido aos domingos de manhã pela RTP1 (coordenação de Manuel Rocha).
Imagem: fotografia com Miguel Pimentel e Emanuel Medeiros (violão) tirada no claustro do Museu Carlos Machado, Ponta Delgada, incorporada no livreto do Cd "Sons d'Outrora" (1997)
AMNunes

relojes web gratis