sexta-feira, julho 14, 2006


Guerra Junqueiro Posted by Picasa
O jovem Guerra Junqueiro de Capa e Batina, por volta de 1872-73. Abílio Manuel Guerra Junqueiro, filho de José Junqueiro e de Ana Guerra, nasceu em São João Baptista, Concelho de Freixo de Espada à Cinta, no dia 15 de Setembro de 1850. Veio a falecer em Lisboa, no dia 7 de Julho de 1923. Após estudos primários no Porto (1862), fez o Liceu de Coimbra e matriculou-se na Faculdade de Teologia da UC em 1866. Iniciou Direito em 1868, curso que viria a concluir no ano de 1873.
Junqueiro foi um poeta muito aplaudido por monárquicos, republicanos e adeptos do Estado Novo, sobretudo quando reforçadas as facetas infanto-ruralista e nacionalista da sua produção. Trechos dos seus poemas aparecem em António Menano, Reynaldo Varella, Alexandre Rey Colaço, António Viana, Manassés de Lacerda e Condessa de Proença-a-Velha. Nos meios rurais de Portugal continental e insular quantos idosos não trauteiam ainda hoje o célebre "Regresso ao Lar"?
Fonte: Prof. Henrique Manuel Pereira, "Viajar com... Guerra Junqueiro", Caixotim Edições, 2003, pág. 4 (o autor é professor e investigador na Universidade Católica/Porto, tendo estabelecido proveitosos contactos com o blog, no sentido de se proceder a um levantamento de poemas de Junqueiro cantados em Coimbra)
AMNunes

relojes web gratis