terça-feira, novembro 21, 2006


Nuno Rolo Posted by Picasa
António Nuno Rosmaninho Rolo é Professor Auxiliar do Departamento de Línguas da Universidade de Aveiro. Natural de Anadia (1964), efectuou a sua qualificação científico-académica na Faculdade de Letras da UC: Licenciatura em História da Arte (1987), Mestrado (1993) e Doutoramento (2002).
Docente e investigador a tempo inteiro, ANRR tem apostado na prospecção de temas inexplorados, ou deficientemente abordados, próximos da sua área de especialização (a História da Arte), que articula com incursões no campo da História Local. Ao trabalho mais correntemente desenvolvido na Universidade de Aveiro, ANRR adiciona projectos de investigação ligados à História de Anadia, colaboração regular no CEIS20, participação em colóquios científicos e acções de formação na Associação dos Professores de História.
A produção científica de ANRR é prolixa e invejável para um investigador nascido em 1964. Relativamente à Cidade Universitária de Coimbra, o "braço-dado" entre ANRR e o tema é coisa antiga. Em 1990, o autor levou ao Congresso de História da UC/7º Centenário um estudo monográfico sobre "Os Portões da Faculdade de Letras". Em 1996 editou na Minerva o trabalho preliminar "O princípio de uma revolução urbanística no Estado Novo. Os primeiros programas da Cidade Universitária de Coimbra (1934-1940)", onde dava notícia detalhada do "achamento" dos dossiês documentais em Lisboa e esboçava linhas investigativas que já deixavam antever a ciclópica tese de doutoramento em 2 tomos que deu a conhecer à comunidade científica em 2002 com o sugestivo título "O Poder da Arte: O Estado Novo e a Cidade Universitária de Coimbra". Este último trabalho foi co-orientado pelo Doutor Luís Reis Torgal (História) e Arquitecto Doutor Alexandre Alves Costa (Arquitectura).
ANRR não pára de surpreender, não obstante ter acumulado desde 2005 na Universidade de Aveiro funções deixadas vagas pela morte do seu estimado colega e investigador promissor Luís Oliveira Andrade (autor da tese "Historia e memória. A Restauração de 1640...", 2001, que nunca mereceu a atenção da Assembleia da República no que toca a uma necessária reforma dos feriados portugueses). Individualmente e em equipa, continua a assinar trabalhos inovadores, sempre sustentados por pesquisas de arquivo e correlativo peneiramento crítico de fontes, em páginas tão diversas como a "Vértice", "O Professor", "Aqua Nativa", "Revista da Universidade de Aveiro", "Sangallius" , "Monumentos" (da DGEMN), "Estudos do Século XX" (do CEIS20), e "Dicionário Biográfico-Parlamentar" (2004-2005).
Outros dados curriculares:
«Prof. Doutor António Nuno Rosmaninho Rolo», http://www.dlc.ua.pt/
«António Nuno Rosmaninho Rolo", http://www.egi.ua.pt/ (de onde extraímos a foto)
AMNunes

relojes web gratis