segunda-feira, março 19, 2007


"Revolta Académica de 1907 recordada"
Aspecto da mesa que no dia 02 de Março de 2007 teve lugar na Casa Museu Bernardino Machado, Vila Nova de Famalicão. O Doutor Norberto Cunha, investigador e docente da Universidade do Minho, discorreu sobre o tema "A Revolta Académica de 1907". Esteve também presente um neto de Bernardino Machado, Prof. Manuel Sá Marques. Em ambiente ameno, a conversa ultrapassou a meia noite... segue-se o relato da segunda conferência.

I - Revolta Académica de 1907 recordada
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, através do Museu Bernardino Machado, está a preparar a organização de uma exposição documental e fotográfica comemorativa do centenário da revolta académica de 1907. A mostra que será inaugurada no âmbito das celebrações do 25 de Abril, reúne um conjunto de documentos, alguns inéditos, como cartas, fotografias e postais alusivos a este episódio da sociedade portuguesa, para além de uma cronologia explicativa do despoletar dos diversos acontecimentos.
A revolta de 1907 ficou na história como a maior crise académica de sempre em Portugal, tendo mesmo paralisado por completo o país, durante vários dias. Um dos protagonistas desta revolta foi precisamente o antigo presidente da República, Bernardino Machado, que durante este período, se colocou ao lado dos estudantes, tendo pedido mesmo a demissão do cargo de docente na Universidade de Coimbra.
Refira-se que a Revolta de 1907 foi também o tema da última conferência do ciclo “As Lutas Académicas e Estudantis: Do Liberalismo ao Estado Novo”, que decorreu no Museu Bernardino Machado, na semana passada. O debate que teve como oradores convidados, o Coordenador Científico do Museu Bernardino Machado, Norberto Cunha e Manuel Sá Marques, neto do Bernardino Machado, centrou-se não só nos acontecimentos que levaram à organização do maior movimento estudantil da história nacional, mas principalmente no papel interventivo de Bernardino Machado.Depois de fazer uma breve exposição dos factos ocorridos em 1907, Norberto Cunha salientou que “a politização desta revolta a académica era inevitável e o que inicialmente era difuso foi adquirindo contornos de disputa política”. Ao contrário do que João Franco pensava, por detrás desta revolta estava presente um mal-estar generalizado sobre a qualidade do ensino, que vai converter-se numa antipatia contra a monarquia e numa aproximação dos estudantes e da opinião pública pelos ideais republicanos. Assim, segundo o coordenador científico do Bernardino Machado, “a greve académica de 1907 acelerou a queda da monarquia, ao obrigar ao encerramento das Cortes e, desta forma antecipar a ditadura de João Franco”.Norberto Cunha acentuou ainda que “havia fundamentos políticos na greve, e as propostas pedagógicas dos estudantes veiculavam princípios políticos”. O responsável chamou ainda a atenção para a participação e o envolvimento do antigo presidente da Republica, Bernardino Machado, ao tempo docente da Universidade de Coimbra, nesta revolta académica. “Bernardino Machado demite-se da cátedra, solidarizando-se com os estudantes”, salientou Norberto Cunha, explicando que “as ideias pedagógicas e as propostas de reforma defendidas pelos estudantes, eram as mesmas que já tinham sido apresentadas por ele na oração de sapiência que proferiu na abertura do ano académico 1905-1906, e que estão reproduzidas no opúsculo “A Universidade e a Nação”.A crise académica terminou com a intervenção régia em 14 de Julho, com o indulto dos estudantes expulsos e de todos os outros que participaram nesta revolta.
[foto e texto retirados do site da CMVNF, httpp://www.cm.vnfamalicao.pt/]
==/==
II - Programa Evocativo da Crise Académica de 1907
"Lutas Académicas e Estudantis: do Liberalismo ao Estado Novo"
-02/02/2007: "1890-1891: Republicanismo radical e movimentos estudantis", pelo Prof. Doutor Sérgio Campos Matos
-02/03/2007: "A Revolta Académica de 1907", pelo Prof. Doutor Norberto Cunha
-27/04/2007: "A Falange Demagógica", por António Manuel Nunes
-11/05/2007: "1919: um ano de conflitos na Universidade de Coimbra", pela Prof. Doutora Maria Cândida Proença
-01/06/2007: "Republicanos, Monárquicos e Lutas Académicas (1920-1926)", pelo Prof. Doutor Ernesto Castro Leal
[calendarização conforme os dados gentilmente fornecidos pela Dra. Paula Lamego, da Casa Museu Bernardino Machado]
AMNunes

relojes web gratis