domingo, abril 01, 2007

Bissaia Barreto (8)
Retrato do influente lente da Fac. de Medicina da UC Fernando Baeta Bissaya Barreto Rosa (Castanheira de Pêra, 29/10/1886; Lisboa, 16/09/1974). Matriculado na UC em 1903, BB cursou com distinção nas Facs. de Filosofia Natural, Matemática e Medicina. Atingiu com brilhantismo o bacharelato em Filosofia Natural e Medicina, pelo que em Novembro de 1911 foi convidado para assistente da Fac. de Medicina.
Enquanto estudante, BB cavalgou a crista da onda do republicanismo jacobino, foi um dos grevistas de 1907 e manteve estreitas ligações com a carbonária e a maçonaria. Em 20 de Novembro de 1911, sendo estudante laureado, BB protagonizou na Sala dos Capelos um memorável escândalo. Chamado repetidamente pelo Mestre de Cerimónias para receber a laurea das mãos do Rei D. Manuel II, BB fez orelhas moucas, para desespero dos convidados e do velho protocolo. Irredutível, acabaria por murmurar "Eu não conheço o Rei".
BB ingressou no corpo docente da Fac. de Medicina em 1911, mantendo-se ligado à docência e à investigação médica até à sua jubilação em 1956. A adultez e a viragem provocada pelo golpe de 28 de Maio de 1926 fizeram BB distanciar-se dos ideais de juventude e da facção republicana almeidista em que militara após 1910. Foram os anos de intensa actividade em prol da assistência social, do combate à lepra, da União Nacional, do coleccionismo artístico de pendor burguês e da aproximação aos valores nacionalistas e estadonovistas.
Faleceria escassos meses após os saneamentos de que foi alvo em 74.
AMNunes

relojes web gratis