domingo, abril 01, 2007

Iconografia da Crise Académica de 1907

Da Crise de 1907 à Crise de 1962 (1)
Em finais de 1962 aparecia nos escaparates um livro da poetisa Natália Correia, intitulado "A Questão Académica de 1907", com prefácio acerado de Mário Braga. O título consagrado por NC era uma espécie de duplicado de uma obra do estudante grevista e anarquista Campos Lima («A Questão Universitária»).
Possivelmente escrito e publicado no rescaldo da Crise Académica de 1962, o livro não convence. As incursões são epidérmicas, os factos deficientemente concatenados, a ordenação dos documentos pouco consistente, a linguagem provocatória, barroca e vulcânica, bem ao estilo da poetisa. Dir-se-ia que NC intentou seguir o exemplo de Luís de Sttau Monteiro, que na peça «Felizmente há Luar" projectou acontecimentos pré-vintistas na Campanha Presidencial de Humberto Delgado. «A Questão Académica de 1907» parece constituir apenas um pretexto para camufladamente se denunciar o Estado Novo.
A classe comercial conimbricense sentiu-se ofendida com a retórica nataliana, pelo que Fernando Falcão Machado publicou um artigo de protesto e de desagravo no local «O Despertar", edição de 05 de Janeiro de 1963.
AMNunes

relojes web gratis